Formulário de Busca

       

 

 

Histórico do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais - LOB


 

O Departamento Básico foi criado em 1991 quando da estadualização da Faculdade de Engenharia Química de Lorena – FAENQUIL. Inicialmente, estava voltado ao atendimento das demandas de ensino de Cálculo e Física do núcleo básico do ensino de engenharia, além de algumas disciplinas profissionalizantes como Psicologia, Direito, Português, Tubulações Industriais, Organização Industrial e Segurança do Trabalho. Localizado no campus I, era composto por docentes que ministravam disciplinas nos cursos de graduação de Engenharia Química, Engenharia Industrial Química, Engenharia Bioquímica e de Engenharia Materiais.

Em 2005, o Departamento organizou a linha de pesquisa relacionada ao Meio Ambiente e à Modelagem Matemática Computacional, desenvolvendo trabalhos relativos à aplicação de equações diferenciais, técnicas estatísticas e computacionais em problemas de engenharia, análise termoeconômica e impacto ambiental de sistemas de geração e cogeração de energia; estudos sobre redução/remoção de emissões de poluentes atmosféricos; análise de modelos estocásticos relacionados ao tratamento de resíduos industriais líquidos; custo dos impactos ambientais relacionados a plantas termelétricas e centrais hidrelétricas.

Em maio de 2006, a FAENQUIL foi incorporada pela Universidade de São Paulo, tornando-se uma de suas unidades, denominada Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP.

Em 2009, a partir do Departamento Básico, foi criado o Departamento de Ciências Básicas e Ambientais – LOB – com a finalidade de desenvolver o curso de Engenharia Ambiental e uma pós-graduação nessa área.

Em 28 de junho de 2011, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo aprovou a criação do curso de Engenharia Ambiental, com 40 vagas em período integral e duração de 10 semestres. O ingresso se dá pelo concurso vestibular FUVEST e por processo de transferência externa. Dessa forma, os docentes passaram a ter uma nova área de atuação e a constituir grupos para desenvolver estudos e pesquisas na área ambiental.

Atualmente o LOB também é responsável pela grade curricular do Ciclo Básico, que atende todos os cursos de engenharia da Instituição. Seu quadro é composto por 40 docentes (oriundos da antiga FAENQUIL e os novos contratados da USP), 1 técnico para atender os laboratórios de física experimental e duas secretárias, que atuam nos serviços administrativos.

 

Objetivos do LOB

  • Ministrar aulas das disciplinas referentes à grade curricular do Ciclo Básico para os diferentes cursos de graduação da EEL-USP visando à formação de engenheiros.
  • Formar o Engenheiro Ambiental para que possa atuar no desenvolvimento econômico e sustentável do país, com novas tecnologias para a prevenção e controle da poluição ambiental.
  • Orientar os alunos da EEL, preparando-os para a carreira científica e acadêmica.
  • Desenvolver atividades de pesquisa e extensão relacionadas à área ambiental.

Contato

E-mail: lob@eel.usp.br

Fone: +55 12 - 3159 5014/5099