Departamento de Ciências Básicas e Ambientais – EEL – USP

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 24

2018

1.   Felipe de Carvalho Aranha Vieira. Tratamento Biológico por meio de lodo aeróbico granular de efluente de cervejaria. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Industrial) - Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Daniel Clemente Vieira Rêgo da Silva.
2.   Léticia Alvarenga de Paula Eduardo. Educação Ambiental - Uma proposta interdisciplinar sobre o impacto do plástico no meio ambiente. Dissertação (Mestrado profissional em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Estaner Claro Romão.
3.   Viviane de Godoi. Ensino de Ecotoxicologia por meio do uso de Aprendizem Baseada em Projetos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena, . Início: 2018.
Orientador: Eduardo Ferro dos Santos.

2017

1.   Fabiana Barbosa de Jesus. O ensino de ciências na educação básica: uma proposta interdisciplinar de educação ambiental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Prof em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, . Início: 2017.
Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
2.   Fernando da Espiritu Santo Filho. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Mariana Pereira de Melo.
3.   Juliana M de Morais. A colaboração da neuropsicologia para o ensino de matemática no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Prof em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, . Início: 2017.
Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
4.   Milene Soares Barbosa. Alfabetização científica e as metodologias. no ensino de monitoramento de desastres naturais por meio de dados pluviométricos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Prof em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, . Início: 2017.
Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
5.   Rodrigo Antonio de Paula e Silva. TÉCNICAS PEDAGÓGICAS APLICADA NO TREINAMENTO DE COLABORADORES DE UMA MULTINACIONAL: Lançamento de uma nova fábrica global. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Qualidade) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena, . Início: 2017.
Orientador: Eduardo Ferro dos Santos.
6.   Rodrigo Augusto dos Santos. Pesquisa de satisfação de clientes em uma empresa de máquinas para movimentação de terra. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Qualidade) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena, . Início: 2017.
Orientador: Eduardo Ferro dos Santos.

2016

1.   Carina de Souza Cordeiro. UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA COM FOCO NA ARTICULAÇÃO DA MICRO E MACROBIOLOGIA. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Graziela Zamponi.
2.   Gae Sung Lee. Curvas planas e o problema isoperimétrico. Dissertação (Mestrado profissional em PROFMAT) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Juan Fernando Zapata Zapata.
3.   Gustavo de Almeida Rodrigues Teixeira. Análise e otimização CFD das turbinas do tipo Kaplan presentes na usina hidroelétrica Santo Antônio aplicando MEF. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2016.
Orientador: Wendell de Queiróz Lamas.
4.   Hélio Valdemar Damião Freire. PRÁTICAS FACILITADORAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado profissional em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Estaner Claro Romão.
5.   Karina Ferreira Alves. Elaboração e análises de jogos educativos no ensino de doenças infecciosas e parasitárias. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Prof em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, . Início: 2016.
Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
6.   Leonardo de Melo Souza. Ensino de ciências na educação prisional. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Prof em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, . Início: 2016.
Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
7.   Mônica G. de P. Bardichi. A modelagem matemática na educacao basica: Uma proposta alternativa para o ensino da matemática. Dissertação (Mestrado profissional em PROFMAT) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Juan Fernando Zapata Zapata.
8.   Neimar Juliano Albano da Silva. O uso de jogos como metodologia de ensino de funções. Dissertação (Mestrado profissional em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Estaner Claro Romão.
9.   Sávia Cristina Vidal. CÁLCULO BASEADO EM PROJETOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. Dissertação (Mestrado profissional em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Estaner Claro Romão.
10.   Thiago de Camargo Leite Labastie. Comparação entre análise numérica (Lagrangeano) e otimização física (termoeconomia) de uma mini-ETE. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2016.
Orientador: Wendell de Queiróz Lamas.
11.   Thiago Teixeira Cabral. Institutos de pesquisa como espaços não formais de educação básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Prof em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, . Início: 2016.
Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto.

2015

1.   Gabriel Moutella Villela. Estudo do potencial de produção de energia a partir de resíduos da agroindústria. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Wendell de Queiróz Lamas.
2.   Idelson Wadt Soares Santos. Avaliação da viabilidade técnica, econômica e ambiental do aproveitamento da vinhaça de usinas de álcool para a produção de energia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecanica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Wendell de Queiróz Lamas.
3.   Juliana Aparecida de Freitas. APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DA APLICAÇÃO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Graziela Zamponi.
4.   Pollyanna Souza Batista. Qualidade aplicada ao processo de obtenção de biocombustíveis provenientes de óleo e gordura residual (OGR).. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2015.
Supervisor: Ana Lúcia Gabas Ferreira.


(*) Relatório criado com produções desde 2006 até 2018
Data de processamento: 23/06/2018 17:50:42