Departamento de Ciências Básicas e Ambientais – EEL – USP

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 73

2018

1.   2018-Atual. Projeto de monitoria para a disciplina LOB 1201- Introdução à Engenharia Ambiental
Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir com a capacitação e o desenvolvimento de competências do bolsista por meio da sua inserção em atividades assentadas sobre a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade. Nesse projeto, o aluno-bolsista com interesse em temas relacionados à problemática ambiental e ao aperfeiçoamento de sua formação profissional terá a oportunidade de consolidar seus conhecimentos nessa área por meio de atividades supervisionadas de ensino nas quais ele terá papel central na pesquisa de dados, auxilio na seleção e desenvolvimento de material didático de apoio para as aulas e atividades e no atendimento aos alunos em atividades específicas relacionadas ao conteúdo da disciplina e à elaboração dos projetos em grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Tamires Batista Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Pro Reitoria de Graduação da USP - Bolsa.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
2.   2018-Atual. Utilização da técnica LIBS para estudo de metais pesados em amostras de percolado líquido
Descrição: Neste projeto iremos aplicar a técnica LIBS (Laser-Induced Breakdown Spectroscopy) de pulso simples (SP) e duplo pulso (DP), para detecção de metais pesados em amostras de percolado líquido. As amostras serão contaminadas artificialmente com concentrações bem determinadas dos seguintes metais: Pb, As, Cd, Mn. Pretendemos ser capazes de resolver as linhas espectrais desses elementos e correlacionar a intensidade dos sinais com medidas de concentração de referência feitas pela técnica ICP-OES. Com estes espectros, construiremos curvas de calibração e determinaremos os limites de detecção do LIBS para cada espécie e compararemos as duas técnicas (SP x DP). O projeto também tem como objetivo criar um modo mais rápido, robusto e econômico para análises de amostras em comparação com as técnicas tradicionais (ICP-OES e EDS) utilizadas atualmente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante / Débora Marcondes Pereira Bastos Milori - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante / VILLAS BOAS, PAULINO R. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Carlos Renato Menegatti.

2017

1.   2017-Atual. Astrofísica de Partículas com energias entre 10^9 e 10^14 eV
Descrição: O objetivo principal é construir uma máquina dedicada de alto desempenho para processamento e análise de dados em Astrofísica de Partículas, mais especificamente para simular o arranjo dos telescópios do Observatório CTA (Cerenkov Telescope Array), cuja construção é uma nova proposta de experimento que representará uma revolução no nosso conhecimento da astrofísica de vários objetos celestes. Como o observatório ainda está em fase de construção, propomos neste projeto fazer estudos da configuração de forma a optimizar suas potencialidades. O objetivo secundário é processar dados de monitoramento atmosférico coletados na Escola de Engenharia de Lorena. A análise dos dados de monitoramento atmosférico será feita nas vagas de tempo de processamento. Esta máquina também estaria disponível para toda a colaboração CTA brasileira e para os grupos brasileiros de pesquisa em monitoramento atmosférico. O intuito é proporcionar um adicional na capacidade computacional da comunidade científica brasileira, e criar condições necessárias para o estabelecimento de um grupo de pesquisa em Astrofísica e possivelmente monitoramento atmosférico na Escola de Engenharia de Lorena. A condição fundamental para a realização deste projeto é a aquisição de uma máquina dedicada de alto desempenho e os benefícios desta aquisição incluem a criação e expansão de duas áreas de pesquisa e a colaboração interdisciplinar de diversas áreas em um centro emergente em astrofísica de partículas, e monitoramento atmosférico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Jose Todero Peixoto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Carlos Jose Todero Peixoto.
2.   2017-Atual. Concretização dos Direitos Sociais: Orçamento, Tributos, Escassez.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Daisy Rafaela da Silva - Coordenador / Darlan Alves Moulin - Integrante / Leandro Brum Rosa - Integrante.
Membro: Daisy Rafaela da Silva.
3.   2017-Atual. Estudo de Modelo hidrodinâmico e as Suas Aplicações
Descrição: Este projeto pode ser visto como uma continuação do projeto de pesquisa, da bolsa de produtividade executada no período anterior (2014 a 2016). Propomos principalmente três tópicos. O primeiro é um estudo sobre a coletividade nos sistemas pequenas criados em RHIC e LHC. O segundo é a abordagem de integral de fase para o espectro de p_T das colisões de p+p e p+A em LHC. O terceiro assunto é a aplicação do modelo hidrodinâmico nas outras áreas como a cosmologia e o fluxo de transito. Bolsa de produtividade do CNPq. no. 301232/2016-4.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Weiliang Qian.
4.   2017-Atual. Estudo do comportamento do cloro no processo de torrefação e peletização de biomassa lenhosa para geração de energia
Descrição: Conhecer e avaliar o comportamento do cloro no processo de torrefação utilizando como matéria prima a biomassa Eucalyptus da região do Vale do Paraíba, em diferentes temperaturas de reação, taxa de aquecimento, tempo de residência e tamanhos de partículas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Érica Leonor Romão - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Érica Leonor Romão.
5.   2017-Atual. Estudo para identificação de áreas prioritárias para conservação e recuperação florestal no território da APA Mantiqueira
Descrição: O principal objetivo deste projeto consiste na identificação de áreas prioritárias para conservação e recuperação florestal no território da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APASM) visando a implementação de Corredores Ecológicos e Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais na área estudada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Vitória Ribeiro de Martino - Integrante / Juliana Rosa Silva - Integrante. Financiador(es): Pro Reitoria de Graduação da USP - Bolsa.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
6.   2017-Atual. Filtros de Partículas Aplicados ao Problema de Determinação de Órbita de Satélites Artificiais
Descrição: Propõe-se investigar alternativas ao filtro de partículas não linear baseado na abordagem ?bootstrap? bayesiana. Tais algoritmos serão aplicados à determinação de órbita de um satélite artificial utilizando sinais da constelação GPS e modelagem adequada das perturbações que afetam a órbita, com a finalidade de melhorar o desempenho do processo de determinação de órbita e, ao mesmo tempo, analisar o custo do procedimento computacional. O objetivo principal é avaliar: diferentes técnicas para prevenir (ou pelo menos amenizar) o problema de empobrecimento da amostra (Filtro de Partículas Regularizado e Filtro de Partículas Auxiliar); a combinação do filtro de partículas com outros estimadores (como os filtros de Kalman estendido e ?unscented?); e uma extensão do filtro de partículas que fornece um modelo mais geral, que pode ser dividido em uma parte de aspectos puramente não lineares e outra de aspectos Gaussianos condicionalmente lineares (Filtro de Partículas ?Rao-Blackwellizado?). Uma avaliação de precisão e de robustez da estimação realizada através dos algoritmos propostos será feita, utilizando como parâmetros de comparação resultados obtidos com o Filtro de Kalman ?Unscented?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal - Coordenador / Helio Koiti Kuga - Integrante / Roberta Veloso Garcia - Integrante / Leandro Baroni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal.
7.   2017-Atual. Filtros Sequenciais Aplicados à Estimação de Atitude de Satélites Artificiais usando Dados Reais
Descrição: No presente trabalho, a idéia é concentrar estudos nas técnicas não lineares de estimação de estados para determinação da dinâmica da atitude de satélites artificiais. Este estudo é importante porque analisará o comportamento de filtros mais robustos quando estes são submetidos a dados reais de sensores que estão a bordo de satélites, diferentemente dos estudos atuais que utilizam somente dados simulados de medidas. Neste projeto serão abordados dois filtros sequenciais: Filtro de Kalman Unscented com Smoothing e o Filtro de Partículas Rao-Blackwellized. Os quatérnions serão considerados para representar a atitude do satélite, visto que evitam possíveis singularidades presentes na dinâmica da atitude quando essas são descritas pelos ângulos de Euler. Com isso espera-se obter estimativas mais refinadas de atitude a partir de filtros sequenciais utilizando dados simulados e dados reais de sensores de atitude que estão a bordo dos satélites CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal - Integrante / Helio Koiti Kuga - Integrante / Roberta Veloso Garcia - Coordenador / William Reis Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal.
Descrição: No presente trabalho, a idéia é concentrar estudos nas técnicas não lineares de estimação de estados para determinação da dinâmica da atitude de satélites artificiais. Este estudo é importante porque analisará o comportamento de filtros mais robustos quando estes são submetidos a dados reais de sensores que estão a bordo de satélites, diferentemente dos estudos atuais que utilizam somente dados simulados de medidas. Neste projeto serão abordados dois filtros sequenciais: Filtro de Kalman Unscented com Smoothing e o Filtro de Partículas Rao-Blackwellized. Os quatérnions serão considerados para representar a atitude do satélite, visto que evitam possíveis singularidades presentes na dinâmica da atitude quando essas são descritas pelos ângulos de Euler. Com isso espera-se obter estimativas mais refinadas de atitude a partir de filtros sequenciais utilizando dados simulados e dados reais de sensores de atitude que estão a bordo dos satélites CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Estaner Claro Romão - Integrante / Roberta Veloso Garcia - Coordenador / Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal - Integrante / Hélio Koiti Kuga - Integrante / Maria Cecilia Zanardi - Integrante / William R. Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Estaner Claro Romão.
8.   2017-Atual. Física Hadrônica em Colisões Nucleares de Altas Energias
Descrição: Com o intuito de alavancar o estabelecimento de um forte programa científico na área de Física Hadrônica, estamos propondo a criação de uma rede de colaboração de pesquisadores teóricos e experimentais com foco em estudos de fenomenologia ligados a resultados dos experimentos do LHC. O objetivo principal deste projeto não é apoiar linhas de pesquisas individuais, mas agregar os pesquisadores em tópicos de estudos comuns para desenvolverem trabalhos em colaboração, criando novas abordagens na área de física hadrônica e auxiliando no desenvolvimento de análises de física dos grupos experimentais nas colaborações do LHC, aumentando assim a inserção e participação de modelos teóricos desenvolvidos no Brasil junto à comunidade internacional. Concentramos as linhas de estudos em três tópicos relacionados às diferentes fases de uma colisão de núcleos pesados: 1. Condições iniciais e fenomenologia de colisões de próton-próton; 2. Evolução hidrodinâmica e caracterização do Quark-Gluon Plasma; 3. Fenomenologia ligada \`a fase final da colisão. Os estudos envolvem a caracterização e qualificação de diferentes modelos teóricos existentes, desenvolvimento de novos modelos com criação de algoritmos de simulação de dados, e proposição de novos observáveis experimentais. Além disto, estamos propondo instalar um cluster de análise de fenomenologia de partículas que centralizar\'a os diferentes códigos de simulação e geradores de eventos, ferramentas de análises de dados utilizados pelos experimentais, e que será compartilhado por todos membros do projeto. Propomos também oferecer cursos de análises de dados para alunos e pesquisadores utilizando a infraestrutura criada neste projeto. Projeto Temático da FAPESP, no. 2017/04616-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Integrante / Takahashi, Jun - Coordenador / Gastão Inácio Krein - Integrante / David Dobrigkeit Chinellato - Integrante / Jorge José Leite Noronha Junior - Integrante / Alexandre Alarcon do Passo Suaide - Integrante / Arlene Cristina Aguilar - Integrante / Donato Giorgio Torrieri - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Integrante / Matthew William Luzum - Integrante / Tereza Cristina da Rocha Mendes - Integrante / PADULA, SANDRA S. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Weiliang Qian.
9.   2017-Atual. Mapeamento da arborização urbana e análise das condições térmicas da cidade de Lorena (SP)
Descrição: O objetivo deste projeto consiste na realização do mapeamento da arborização urbana e análise da sua influência no comportamento térmico em diferentes localidades do município.O desenvolvimento deste projeto produzirá um conjunto de dados e informações para conhecimento da distribuição arbórea na área urbana de Lorena, além de contribuir efetivamente para a criação de um banco de dados espaciais que poderá auxiliar o poder público, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas públicas e programas para gestão ambiental adequada da arborização urbana do município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Thaís dos Santos Moraes - Integrante / Thamiris Assis Santos - Integrante. Financiador(es): Pro Reitoria de Graduação da USP - Bolsa.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
10.   2017-Atual. Projeto de monitoria para a disciplina LOB 1214- Sistemas de Informações Geográficas
Descrição: Esse projeto tem como objetivo a capacitação e o desenvolvimento de competências e formação do bolsista na área de geotecnologias por meio da sua inserção em atividades de ensino. O aluno-bolsista terá a oportunidade de consolidar seus conhecimentos na área de geoprocessamento por meio de atividades supervisionadas de ensino nas quais ele terá papel central na pesquisa de dados, suporte no desenvolvimento de material didático de apoio e no atendimento aos alunos em atividades específicas a serem desenvolvidas ao longo do semestre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Ane Elise Bicudo - Integrante. Financiador(es): Pro Reitoria de Graduação da USP - Bolsa.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
11.   2017-Atual. SIMULAÇÃO NUMÉRICA VIA MÉTODO DE GALERKIN E DOS MÍNIMOS QUADRADOS DE PROBLEMAS DE VELOCIDADE-PRESSÃO-TEMPERATURA-CONCENTRAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAIS
Descrição: Neste projeto visa-se aplicar o Método dos Elementos Finitos via variantes Método de Galerkin e Método dos Mínimos Quadrados para solucionar problemas de escoamentos de fluidos. Espera-se que ao final desse projeto seja capaz de apresentar uma proposta de formulação eficiente, com alto índice de precisão numérica e principalmente com baixo custo computacional, buscando solucionar problemas complexos com computadores de baixo desempenho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Estaner Claro Romão - Coordenador / Jairo A. Martins - Integrante / Roberta Veloso Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Estaner Claro Romão.
12.   2017-Atual. Studies of mass composition and hadronic interactions using the arrival times of the shower particles detected with the Surface Array of the Pierre Auger Observatory
Descrição: The Pierre Auger Observatory is a Collaboration that in the last 12 years have contributed to explain many issues about cosmic ray and particle physics for energies above 10^18 eV, but in this trajectory it have come across with many others open questions. This project intends to contribute strongly to the understanding of these issues in three specific ways: a) infer the mass composition of ultra-high energy cosmic rays using the arrival time information provided by the particles that reach the ground and are recorded by the Surface Detector of the Auger Observatory (this is one of the biggest problems that still remains open); b) identify the possible existence of a proton component in the flux of primary particles around or above the cut-off energies; and c) carry out a through study of the rise time and fall time of the FADC signals to understand the source of the discrepancy observed in the comparisons of experimental data and Monte Carlo simulations. To perform this project is required a strong and lasting collaboration with other institutions and researchers. I propose performing these works at the University of Granada under the supervision and in collaboration with Professor Antonio Bueno Villar, that have a long and productive experience in the Pierre Auger Observatory, being the co-spokesperson of the Collaboration. Another participant of this project will be the Professor Alan Watson of the University of Leeds, which is ones of the Observatory founders. In the Brazil the Professor Luiz Vitor de Souza Filho of the Instituto de F\'isica de S\~ao Carlos/USP, that have a equal long experience in the Observatory will also be part of this collaboration.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Jose Todero Peixoto - Coordenador / Antonio Bueno Villar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Carlos Jose Todero Peixoto.
13.   2017-Atual. Universal CNPq 2016: Aplicação das Ferramentas do Lean Office em uma Instituição de Ensino Superior Federal
Descrição: O Lean Office, que tem por objetivo diminuir a ocorrência de desperdícios em processos administrativos. No entanto, nota-se que a filosofia Lean é pouco explorada dentro dos setores administrativos de instituições públicas, principalmente àquelas relacionadas à educação. Sendo assim, este projeto tem por objetivo propor e analisar a aplicação de uma metodologia de projeto do Lean Office em processos de uma instituição de ensino superior federal, a fim de reduzir os desperdícios. Os métodos Survey e Pesquisa-ação serão empregados na metodologia de pesquisa, o primeiro nas etapas de identificar e priorizar ferramentas e metodologias do Lean Office, e o segundo nas etapas de propor e analisar a aplicação da metodologia. Como resultados, se esperam: trazer contribuições científicas relevantes à área, reduzir os desperdícios da IFES objeto de estudo, servir de exemplo e aportar conhecimento sobre práticas Lean aos gestores envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Ferro dos Santos - Integrante / Carlos Eduardo Sanches da Silva - Coordenador / Ana Carolina Oliveira Santos - Integrante / Eduardo Gomes Salgado - Integrante / Hugo Anderson Araújo Pontes - Integrante / Anna Carolina de Siqueira Ferreira - Integrante / Andrezza de Fátima Lela Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Ferro dos Santos.
14.   2017-Atual. Índice de Vulnerabilidade Socioambiental:Uma proposta para Região do Vale do Paraíba Paulista
Descrição: O objetivo do projeto é elaborar um Índice de Vulnerabilidade SocioAmbiental da Região Vale do Paraíba Paulista (IVSVP), buscando oferecer subsídios ao poder público com o intuito de auxiliar o planejamento urbano e ambiental na elaboração de políticas públicas e programas para gestão ambiental adequada da região que visam a resiliência dos municípios estudados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Karina Yukari Suzuki - Integrante / Lais Pina Souza - Integrante. Financiador(es): Pro Reitoria de Graduação da USP - Bolsa.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.

2016

1.   2016-Atual. APRIMORAMENTO DA TÉCNICA LIBS PARA A DETECÇÃO DE METAIS PESADOS EM AMOSTRAS DE PERCOLADO LÍQUIDO PARA APLICAÇÕES EM MONITORAMENTO AMBIENTAL E TRATAMENTO
Descrição: O objetivo deste projeto é a aplicação da técnica LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), na configuração de pulso simples e duplo pulso, em medidas de concentrações de metais pesados (Hg, Al, As, Cd, Mn, Pb) em amostras de líquido percolado para aplicações em monitoramento ambiental e pré-diagnóstico para o tratamento do mesmo. Com a aplicação desta técnica, pretendemos criar um modo mais rápido e prático de análise em comparação com as técnicas tradicionais (ICP-OES e EDS) utilizadas atualmente. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante / Débora Marcondes Pereira Bastos Milori - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante / Bruno Spolon Maragoni - Integrante.
Membro: Carlos Renato Menegatti.
2.   2016-2017. Desenvolvimento de método para determinação da proporção de microalgas vivas cultivadas como fonte de matéria-prima na produção de biocombustíveis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Morun Bernardino Neto - Coordenador / Janaína Aparecida da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
Membro: Morun Bernardino Neto.
3.   2016-Atual. Dinâmica de aerossóis - termoforese e difusoforese em micro e nano partículas sólidas suspensas em uma mistura binária de gases rarefeitos.
Descrição: Os fenômenos de termoforese e difusoforese, os quais são responsáveis pelo transporte de aerossóis na atmosfera e utilizados em muitas inovações tecnológicas que envolvem o transporte de partículas, serão simulados numericamente para o caso de micro e nano partículas sólidas e esféricas suspensas em uma mistura binária de gases rarefeitos. O problema proposto será resolvido numericamente através de métodos de Dinâmica de Gases Rarefeitos, os quais são baseados na solução da equação de Boltzmann e no método estatístico de simulação direta de Monte Carlo. A influência da interação gás-superfície, do modelo de potencial de interação intermolecular e da composição química da mistura na solução do problema proposto será analisada. Efeitos de condensação e/ou evaporação do gás na superfície do aerossol também serão considerados. As forças foréticas de interesse serão determinadas para um amplo intervalo de número de Knudsen, o qual caracteriza o grau de rarefação do gás, e concentração da mistura. Os perfis das propriedades macroscópicas das misturas gasosas consideradas ao redor da partícula, tais como pressão, temperatura, velocidade hidrodinâmica e fluxo de calor, também serão determinados visando analisar como a presença da partícula afeta as propriedades de equilíbrio da mistura gasosa. Os cálculos numéricos serão executados utilizando computação paralela em GPU (Graphics Processing Unit) usando a arquitetura CUDA (Compute Unified Device Architecture), desenvolvida pela NVIDIA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denize Kalempa - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Denize Kalempa.
4.   2016-2017. Mapeamento e Diagnóstico Ambiental da Microbacia do Ribeirão dos Macacos (Lorena/SP)
Descrição: O principal objetivo deste projeto consiste na realização do mapeamento e diagnóstico ambiental da Microbacia do Ribeirão dos Macacos (MBRM), para formação de uma sólida base de dados espaciais que servirão de subsídio para o desenvolvimento do projeto de recuperação das nascentes existentes no município de Lorena (SP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Giulia Moreira Tulha do Lago - Integrante / Flávia Ferraz - Integrante.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
5.   2016-2017. Mapeamento e Diagnóstico Ambiental do Território do Mosaico Mantiqueira
Descrição: O principal objetivo deste projeto consiste na realização de um diagnostico ambiental da área correspondente ao Mosaico Mantiqueira para subsidiar a identificação de áreas prioritárias para implantação de um PSA no território do Mosaico Mantiqueira, buscando a manutenção da qualidade dos recursos hídricos da região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Vitória Ribeiro de Martino - Integrante / Ane Elise Bicudo - Integrante.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
6.   2016-Atual. Modelagem de Sistemas Magnéticos Unidimensionais - O Ansatz de Bethe
Descrição: Projeto de Iniciação Científica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriel Weber Martins - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
Membro: Gabriel Weber Martins.
7.   2016-Atual. Modelagem Matemática de Polímeros Condutores - Sólitons no Poliacetileno
Descrição: Projeto de Iniciação Científica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriel Weber Martins - Coordenador / Eduardo Triboni - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
Membro: Gabriel Weber Martins.
8.   2016-2017. O ensino de ciências na temática de bacia hidrográfica como ferramenta de educação ambiental para o uso consciente dos recursos hídricos
Descrição: Este estudo tem como objetivo averiguar se as aulas de ciências com a temática de bacia hidrográfica podem ser utilizadas como ferramenta na educação ambiental, fomentando um melhor uso dos recursos hídricos na comunidade escolar afetada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Estaner Claro Romão - Coordenador / Suelen Medeiros - Integrante. Financiador(es): Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - Auxílio financeiro.
Membro: Estaner Claro Romão.
9.   2016-Atual. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE EMBREAGEM UTILIZADA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS (ASPECTOS MECÂNICOS E TÉRMICOS)
Descrição: A simulação numérica ou modelagem numérica tem ao longo dos tempos se tornado uma ferramenta poderosa em várias áreas, na área de engenharia não poderia ser diferente. Cálculos analíticos simples e de partes de máquinas e equipamentos, pouco precisos, passaram a dar lugar para cálculos complexos e com precisão superior por meio das simulações numéricas, resultando em maior confiabilidade dos cálculos com produtividade. Esta submissão de projeto de pós-doutorado da Universidade de São Paulo (USP) apresenta uma visão ampla, histórica e do estado da arte no assunto de simulações numéricas, principalmente aquelas de alta contribuição científicas e aplicáveis a embreagens industriais. Estão descritos os métodos que serão utilizados, as condições de contorno que se pretende trabalhar (estabilidade mecânica e fadiga térmica) e os resultados entendidos como contribuições relevantes na área de pesquisa para esta área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Estaner Claro Romão - Coordenador / Jairo A. Martins - Integrante.
Membro: Estaner Claro Romão.

2015

1.   2015-2015. 2015 AGU Fall Meeting
Descrição: Participação em Reunião Científica ou Tecnológica no Exterior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flavia Reis Cardoso Rojas - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Flavia Reis Cardoso Rojas.
2.   2015-2016. Avaliação do impacto de questões direcionadas sobre a significância estatística nas pesquisas de opinião
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Morun Bernardino Neto - Coordenador / Alunos envolvidos: Graduação (2). - Integrante.
Membro: Morun Bernardino Neto.
3.   2015-Atual. Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo - SPRACE
Descrição: Durante as próximas décadas, o Large Hadron Collider do CERN permanecerá sendo a principal instalação internacional para pesquisa em Física de Altas Energias. O estado-da-arte da tecnologia foi desenvolvida por equipes multinacionais de cientistas e engenheiros, com a finalidade de explorar a fronteira do conhecimento sobre a estrutura da matéria, seus componentes e suas interações. Temos a intenção de continuar a manter um forte programa de pesquisa de ponta em ciência fundamental. Vamos investigar alguns dos assuntos mais relevantes em Física de Altas Energias, explorando as consequências de novas propostas para uma Física além do Modelo Padrão e estudar colisões de íons pesados para investigar as propriedades do plasma de quarks-glúons produzido. Este programa vai envolver físicos teóricos, experimentais e engenheiros trabalhando em conjunto com o intuito de impulsionar a pesquisa do País nessa área e aumentar o impacto da ciência brasileira. Temos também uma grande experiência em computação de alto desempenho com a bem sucedida operação da BR-SP-SPRACE, a única Tier-2 oficial do Worldwide LHC Computing Grid na América Latina. A presente proposta amplia o âmbito das atividades do grupo SPRACE, a fim de alavancar a nossa participação no experimento CMS, capacitando o grupo brasileiro para enfrentar os desafios do upgrade do LHC. A nova frente ação do SPRACE inclui a implantação de um laboratório de instrumentação científica para trabalhar em uníssono com a indústria, visando realizar arrojados projetos de PD. A extensão da atividade do SPRACE que passará a incluir atividades em hardware, instrumentação e eletrônica em sua agenda, é bastante oportuna. Projeto Termatico da FAPESP. no. 2013/01907-0. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (13) . Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Integrante / Hama, Yogiro - Integrante / Sandra S. Padula - Integrante / Sergio Ferraz Novaes - Coordenador / Eduardo de Moraes Gregores - Integrante / Gastão Inácio Krein - Integrante / Ailton Akira Shinoda - Integrante / Cecil Chow Robilotta - Integrante / Fernando Luiz de Campos Carvalho - Integrante / Mikiya Muramatsu - Integrante / Pedro Galli Mercadante - Integrante / Rogério Luiz Iope - Integrante / Valéria Silva Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Weiliang Qian.
4.   2015-Atual. Desenvolvimento de medida de alta precisão dos efeitos citotóxicos de praguicidas por meio de escala múltipla baseada em variáveis termodinâmicas e cinéticas relacionadas à fragilidade celular
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Morun Bernardino Neto - Coordenador / Nilson Penha Silva - Integrante / Adriano Francisco Siqueira - Integrante.
Membro: Morun Bernardino Neto.
5.   2015-Atual. Desenvolvimento de metodologia de pré-classificação de óleo e gordura residual (OGR) para produção de biocombustível
Descrição: Este projeto tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia de pré-classificação de óleo e gordura residual (OGR), proveniente da fritura de alimentos, para a produção de biodiesel. Sabe-se que, as características da matéria-prima influenciam diretamente a qualidade do biodiesel a ser produzido. Desta forma, será utilizado um nariz eletrônico para a classificação da origem do OGR, que será correlacionado com os indicadores de qualidade do biodiesel. Esta pesquisa permitirá a otimização do processo de produção do biodiesel, com considerável redução do tempo das análises e sem a necessidade de se utilizar equipamentos sofisticados e de alto custo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mariana Pereira de Melo - Integrante / Ana Lúcia Gabas - Coordenador / Domingos Sávio Giordani - Integrante / Adriano Francisco Siqueira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Mariana Pereira de Melo.
Descrição: Este projeto tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia de pré-classificação de óleo e gordura residual (OGR), proveniente da fritura de alimentos, para a produção de biodiesel. Sabe-se que, as características da matéria-prima influenciam diretamente a qualidade do biodiesel a ser produzido. Desta forma, será utilizado um nariz eletrônico para a classificação da origem do OGR, que será correlacionado com os indicadores de qualidade do biodiesel. Esta pesquisa permitirá a otimização do processo de produção do biodiesel, com considerável redução do tempo das análises e sem a necessidade de se utilizar equipamentos sofisticados e de alto custo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Lúcia Gabas Ferreira - Coordenador / Domingos Sávio Giordani - Integrante / Adriano Francisco Siqueira - Integrante / Mariana Pereira de Melo - Integrante / Igor Gomes Vidigal - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
Membro: Ana Lúcia Gabas Ferreira.
Descrição: Atualmente o Brasil se destaca por gerar 40% de sua matriz energética com fontes renováveis de energia, com destaque para os produtos da cana de açúcar e os biocombustíveis. Dado a estratégia política brasileira de liderar mundialmente a produção, uso e comercialização de biocombustíveis, espera-se que haja um crescimento exponencial na produção nos próximos anos. Este projeto tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia de pré-classificação de óleo e gordura residual (OGR), proveniente da fritura de alimentos, para a produção de biodiesel. Sabe-se que, as características da matéria-prima influenciam diretamente a qualidade do biodiesel a ser produzido. Desta forma, será utilizado um nariz eletrônico para a classificação da origem do OGR, que será correlacionado com os indicadores de qualidade do biodiesel. Esta pesquisa permitirá a otimização do processo de produção do biodiesel, com considerável redução do tempo das análises e sem a necessidade de se utilizar equipamentos sofisticados e de alto custo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriano Francisco Siqueira - Integrante / Domingos Sávio Giordani - Integrante / Ana Lúcia Gabas Ferreira - Coordenador.
Membro: Adriano Francisco Siqueira.
6.   2015-Atual. DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Descrição: Desenvolvimento de protótipos educacionais para o ensino de física, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia. O grupo de pesquisa e desenvolvimento atuará no desenvolvimento de protótipos educacionais inovadores para o ensino dos princípios da física. O conceito prático visa o desenvolvimento e aplicação de projetos por partes dos alunos de engenharia, utilizando conceitos de desenho técnico, física, matemática, linguagens de programação, e metodologia da pesquisa científica, com o objetivo de realizar a construção de protótipos funcionais que se apliquem estes conhecimentos, com o objetivo de apoiar o ensino de física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lucas Barboza Sarno da Silva - Coordenador / Leonardo Jordão - Integrante / Douglas Sardisco - Integrante. Financiador(es): Institucional da USP - Bolsa.
Membro: Lucas Barboza Sarno da Silva.
7.   2015-Atual. Estudo experimental e computacional do comportamento reológico do sangue sujeito a condições hemodinâmicas adversas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Morun Bernardino Neto - Coordenador / Nilson Penha Silva - Integrante / Fabiano Fernandes Bargos - Integrante.
Membro: Morun Bernardino Neto.
8.   2015-2016. Mapeamento e Diagnóstico Ambiental das Nascentes da Microbacia do Ribeirão dos Passos (Lorena/SP)
Descrição: As nascentes são fundamentais para conservação dos recursos hídricos e do ecossistema como um todo. Devido à sua importância, o conhecimento da distribuição espacial das nascentes torna-se fundamental para proposições de caráter de preservação e/ou conservação ambiental.O principal objetivo deste projeto consiste na realização do mapeamento e diagnóstico ambiental das nascentes da MBRP, para formação de uma sólida base de dados espaciais que servirão de subsídio para o desenvolvimento do projeto de recuperação das nascentes existente no município de Lorena (SP). Espera-se ainda contribuir diretamente para a formação dos bolsistas propiciando-os a oportunidade de desenvolvimento de um projeto onde será possível realizar a integração dos conhecimentos adquiridos em seu curso e a utilização de geotecnologias para a gestão ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Danúbia Caporusso Bargos - Integrante / Danúbia Caporusso - Coordenador / Giulia Moreira Tulha do Lago - Integrante / Flávia Ferraz - Integrante / Lucas Campeã Soares - Integrante.
Membro: Danúbia Caporusso Bargos.
9.   2015-Atual. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem como estímulo a inovação e ao desenvolvimento de produtos e serviços
Descrição: Com o avanço tecnológico em todas as áreas, novos desafios surgem na educação. É necessário atender uma nova geração, ao qual é cercada destes avanços e faz com que haja necessidade de inserção de novas práticas e metodologias inovadoras de ensino. Isto promove uma reflexão sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a efetividade das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver aplicações e aplicar conceitos e práticas de metodologias ativas de ensino aprendizagem, que possam servir como estímulo a inovação e ao desenvolvimento de produtos e serviços, do ensino fundamental ao superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Eduardo Ferro dos Santos - Coordenador / Messias Borges da Silva - Integrante / MARCO ANTONIO CARVALHO PEREIRA - Integrante / Thiago José Gomes Ribeiro - Integrante / Maria Auxiliadora Motta Barreto - Integrante / Andre Vinicius Franco Matias Silva - Integrante / Sandra Helena da Silva Rosa - Integrante / Amanda Pimenta - Integrante / Camila Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 4
Membro: Eduardo Ferro dos Santos.
10.   2015-Atual. Processos de tratamento de superfície metálica ambientalmente amigáveis para aplicação em revestimentos de zinco.
Descrição: O objetivo deste projeto é obter camadas de conversão a partir de eletrólitos isentos de sais de cromo hexavalente, que apresentem desempenho similar frente à corrosão aos tratamentos que contêm sais deste íon, de forma a atender as exigências ambientais permitindo o aproveitamento das linhas de galvanização já existentes nas indústrias. As alternativas a serem testadas são eletrólitos contendo sais de cério e/ou sais de zircônio utilizando o processo de deposição química. Processo FAPESP2015/09952-0.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Aristides Santana Martínez - Integrante / Celia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Gustavo Aristides Santana Martínez.
Descrição: O objetivo deste projeto é obter camadas de conversão a partir de eletrólitos isentos de sais de cromo hexavalente, que apresentem desempenho similar frente à corrosão aos tratamentos que contêm sais deste íon, de forma a atender as exigências ambientais permitindo o aproveitamento das linhas de galvanização já existentes nas indústrias. As alternativas a serem testadas são eletrólitos contendo sais de cério e/ou sais de zircônio utilizando o processo de deposição química. Processo FAPESP2015/09952-0. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Célia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno - Coordenador / Hercílio Gomes de Melo - Integrante / Gustavo Aristides Santana Martinez - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Célia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno.
11.   2015-2016. SIMULAÇÃO NUMÉRICA VIA MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS DA CONVECÇÃO-DIFUSÃO BIDIMENSIONAL EM COORDENADAS CILÍNDRICAS
Descrição: Neste projeto visa-se aplicar o Método das Diferenças Finitas para solução da equação de Convecção-Difusão Bidimensional com geração (ou sumidouro) de energia em regime permanente e em coordenadas cilíndricas. Espera-se que com esse projeto a aluna seja capaz de aprender a técnica numérica e evoluir no conhecimento em programação numérica e que seus resultados possam ser apresentados na forma de um artigo em congresso ou revista, o que demonstraria sua evolução na arte da comunicação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estaner Claro Romão - Coordenador / Cláudia Narumi Takayama Mori - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Estaner Claro Romão.

2014

1.   2014-2017. ?CAMPI? Centro de Desenvolvimento de Materiais e Otimização de Processos (CDMOP)
Descrição: Os objetivos desse subprojeto estão relacionados com a produção e caracterização de materiais tradicionais e de novos materiais, com a inovação de rotas de sínteses para a produção de materiais nanoestruturados, produção de materiais compósitos e poliméricos, bem como a modelagem dos materiais a fim de conceber novos compostos com propriedades desejadas. Todo processo de concepção poderá ser auxiliado pelas ferramentas de simulação para a otimização de processos, como forma de se obter as combinações ideais de insumos para a obtenção de novos produtos. Na concepção desses novos materiais, destaca-se que a Otimização de Processos será a responsável pela implementação das metodologias estatísticas da qualidade e da Pesquisa Operacional, para o planejamento, a gestão e o controle dos processos. Como metas específicas podemos destacar: i) Compreensão dos processos de pirólise da matriz orgânica e como esses influenciam na formação da matriz inorgânica; ii) Caracterização e controle do processo de cristalização de filmes finos, de modo a favorecer a nucleação na interface substrato/filme; iii) Teste da eficiência eletroquímica de nanoestruturas baseadas em SnO2, TiO2; iv) Desenvolvimento de sensores termoluminescentes; v) Avaliar a propriedades mecânicas, microestrutura e textura de metais em relação aos processos de conformação mecânica e tratamentos térmicos; vi) Desenvolvimento de modelos teóricos para explicar a função dos dopantes sobre os processos de adsorção e de transferência de carga em "clusters" de SnO2 e TiO2; vii) Prever as características intrínsecas, campos de força, freqüências vibracionais, propriedades eletrônicas, dados termoquímicos e parâmetros associados a reações químicas (energias de ativação, estrutura de estados de transição, energias de reação) das nanopartículas de óxidos; viii) Desenvolver nanocompósitos de matriz metálica baseados em nanotubos de carbono e alumínio; ix) Desenvolver copolímeros híbridos de polímeros sintéticos e polímeros naturais, x) Tratamento de efluentes utilizando novos materiais; xi) Utilizar técnicas de polimerização radicalar controlada ?viva? na obtenção de novos materiais poliméricos e preparação de nanopartículas para sua utilização em liberação controlada de fármacos. Baseado nos temas principais de pesquisa é de suma importância a aquisição de equipamentos de ponta tais como: Difratômetro de raios X de alta resolução, Cluster de Computação de Alta Performance, Dilatômetro, Espectrômetro Ultravioleta-Visível, Espectrômetro de Infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), Microscópio de Força Atômica (AFM). Com a aquisição desses equipamentos será possível executar as pesquisas propostas, promovendo a realização de novas investigações, de alto fator de impacto, que resultarão em inovações tecnológicas e modernização da macro-região de Itabira. A partir dos resultados dessas pesquisas novas empresas de ala tecnologia e de inovação poderão ser atraídas para a referida região. Além disso, essa infraestrutura irá motivar a permanência de pesquisadores e fomentar a criação de programas de pós-graduação em diversos níveis no Campus Itabira, contribuindo para a formação de massa crítica, mão de obra especializada e qualificada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Estaner Claro Romão - Integrante / Francisco Moura Filho - Coordenador / Reny Angela Renzetti - Integrante / Ausdinir Danilo Bortolozo - Integrante / Edelma Eleto da Silva - Integrante / Emerson José de Paiva - Integrante / Márcio Martins Lage Júnior - Integrante / Márcio Tsuyoshi Yasuda - Integrante / Mercês Coelho da Silva - Integrante / Marli Luiza Tebaldi - Integrante. Financiador(es): MCTI/FINEP/CT-INFRA - Auxílio financeiro.
Membro: Estaner Claro Romão.
2.   2014-Atual. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO LIBS RESSONANTE: ESTUDO DE CASO PARA QUANTIFICAÇÃO DE METAIS PESADOS (Pb e Hg) EM SEDIMENTOS DE RIO
Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é a construção de um laser de diodo contínuo na região do azul (405 nm) com o intuito de acoplá-lo a um equipamento LIBS-duplo pulso. O objetivo é travar o comprimento de onda do laser em 405,78 nm (Pb) ou 404,66 nm (Hg) para ser acoplado junto ao equipamento LIBS com o intuito de aumentar a sensibilidade de detecção desses elementos. O Pb e Hg são metais pesados e prejudiciais para a saúde mesmo em doses muito baixas. Nesse sentido, pretendemos montar este equipamento e quantificar amostras de sedimento de rio do reservatório de Barra Bonita-SP. Com os objetivos desse trabalho cumpridos, teremos um equipamento com capacidade de quantificar Hg e Pb de maneira mais rápida e a um custo menor do que técnicas padrões como o ICP-OES (Induced Coupled Plasma Optical Emission Spectroscopy) e AAS (Atomic Absorption Spectroscopy), que demandam digestão das amostras, gerando resíduos químicos. No futuro, depois de cumprido os objetivos deste projeto, podemos estender as análises para outros materiais de interesse, como solo e folhas. Outra possibilidade é a caracterização de outros elementos químicos que apresentam linhas atômicas plausíveis de serem excitadas no limite de sintonização do laser, que vai de 400 ? 415 nm segundo o fabricante. Dentro desse limite, temos linhas fortes para os elementos: V, Cr, Mn, Ti, Er, Mo, Sc, Gd, Y, Co, Rh, D, W e Tm. Considerando linhas mais fracas, e que talvez sejam acessíveis, o número de elementos praticamente dobra.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Integrante / MARANGONI, BRUNO S. - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Carlos Renato Menegatti.
3.   2014-2017. Estudo do processo de degradação do lixiviado via Fenton e Ozonização Catalítica por equação diferencial estocástica
Descrição: Este projeto tem como meta pesquisar o tratamento do lixiviado in natura do aterro sanitário de Cachoeira Paulista pelos processos oxidativos Fenton e Ozonização Catalítica que permitirão comparar e viabilizar os processos de degradação deste tipo de efluente considerado um grave problema de poluição ambiental. A avaliação de cada processo oxidativo será constituída de um planejamento de experimentos Fatorial Fracionado 2k-p na etapa do estudo exploratório e o Planejamento Composto Central, a partir do estudo exploratório, envolvendo alguns parâmetros específicos dos processos oxidativos selecionados para alimentar o estudo de otimização das condições do processo utilizando a Metodologia de Superfície de Resposta. Para os experimentos relacionados aos processos oxidativos via Fenton e Ozonização Catalítica será determinada a concentração de carbono orgânico total (TOC) e a relação de COT/DQO e para os experimentos otimizados serão analisados todos os parâmetros elucidados pelo Artigo 18 da CETESB e CONAMA. Na finalização do Projeto, pretende-se chegar a uma via otimizada, dentre os processos oxidativos de tratamento do lixiviado de Cachoeira Paulista, com relação ao custo/benefício mais viável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão - Coordenador / Adriano Francisco de Siqueira - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão.
4.   2014-2017. Estudo do processo de reconexão magnética na magnetosfera terrestre por meio de simulação computacional e observações
Descrição: O processo de reconexão magnética na magnetopausa pode ocorrer como um processo contínuo (estacionário) ou/e transiente. A reconexão dependente no tempo (transiente) é caracterizada por eventos de transferência de fluxo, conhecido como FTE (flux transfer event). Utilizando simulação magnetohidrodinâmica (MHD) tridimensional, Cardoso et al (2013) encontraram um evento FTE peculiar formado por dois tubos de fluxo interlaçados na magnetopausa e os dois modos de reconexão magnética, estacionário e transiente, ocorrendo simultaneamente. Dentro deste projeto, a finalidade principal é entender os processos físicos dominantes nos modos de reconexão magnética contínua e transiente e seus efeitos na magnetosfera terrestre utilizando simulação computacional aliada a dados observacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Flavia Reis Cardoso Rojas - Coordenador / W. D. Gonzalez - Integrante / Daiki Koga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Flavia Reis Cardoso Rojas.
5.   2014-2017. Estudo hidrodinâmico de colisões nucleares relativísticas
Descrição: Este projeto pode ser visto como uma continuação do projeto de pesquisa, da bolsa de produtividade executada no período anterior (2010 a 2013). Planejamos estudar aos três assuntos de maior interesse no estudo de colisões nulceares relativísitcas. O primeiro é um estudo sobre o efeito de Hanbury Brown and Twiss e as correlações de partícula e anti-partícula. O segundo é sobre a dependência do efeito do ``ridge" da centralidade e do plano de evento. O terceiro assunto é a criação de uma nova equação de estado baseado nos dados de QCD na rede, usando o modelo de quase-partículas. Bolsa de produtividade do CNPq. no. 303472/2013-8. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Weiliang Qian.
6.   2014-2016. Estudo Numérico para Melhoria do Cômputo e do Armazenamento de Memória na Solução de Problemas Tridimensionais de Transferência de Calor e de Dispersão de Poluentes
Descrição: Este trabalho visa estender o uso do MEF e suas variantes na solução de problemas de escoamentos de fluidos e de transferência de calor e massa. Visando a diminuição do tempo computacional e do custo em memória computacional, algumas artimanhas serão testadas. A expectativa é que esta proposta auxilie na resolução rápida e eficiente de problemas de transferência de calor e de dispersão de poluentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal - Integrante / Estaner Claro Romão - Coordenador / Roberta Veloso Garcia - Integrante / Bárbara Fernanda Soares de Oliveira e Silva - Integrante / Cláudia Narumi Takayama Mori - Integrante / Jacqueline Furlan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal.
Descrição: Este trabalho visa estender o uso do MEF e suas variantes na solução de problemas de escoamentos de fluidos e de transferência de calor e massa. Visando a diminuição do tempo computacional e do custo em memória computacional, algumas artimanhas serão testadas. A expectativa é que esta proposta auxilie na resolução rápida e eficiente de problemas de transferência de calor e de dispersão de poluentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Estaner Claro Romão - Coordenador / Marco Donisete de Campos - Integrante / Jairo A. Martins - Integrante / Roberta Veloso Garcia - Integrante / Paula Cristiane Pinto Mesquita Pardal - Integrante / Bárbara Fernanda Soares de Oliveira e Silva - Integrante / Cláudia Narumi Takayama Mori - Integrante / Jacqueline Furlan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
Membro: Estaner Claro Romão.
7.   2014-Atual. Hydrodynamic model and its applications
Descrição: Hydrodynamics is a discipline that deals with fluid flow, i.e., the natural science of fluid in motion. It has has a wide range of applications in different areas. The present proposal is aiming at two two main topics. Firstly, we plan to further study the accuracy, stability and efficiency of the ``smoothed particle hydrodynamics" algorithm, and its implementation in the SPheRIO code. The second part of the project is to use the hydrodynamical code SPheRIO to investigate various subjects in relativistic heavy ion collisions, such as particle production, collective flow, particle correlations, etc. Besides, we also look into the possibility to apply hydrodynamical model in other area such as in the study of cosmology and of traffic flow. Projeto de Auxilio de Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP. no. 2014/06354-1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Coordenador / Wu, Chen - Integrante / Socolowski, Otavio Jr. - Integrante / Mota, Philipe - Integrante / Wang, Bin - Integrante / Rafael Derradi de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Weiliang Qian.
8.   2014-Atual. Metodologia de análise de riscos à saúde e segurança do trabalho utilizando os princípios do lean six sigma
Descrição: Não diferente de todas as demais áreas empresariais, a gestão de riscos em saúde e segurança do trabalho vem recebendo pressões imensas, dentre elas: a fortíssima cobrança da legislação vigente, a exigência cada vez maior dos clientes em relação à melhoria de processos, as altas despesas com acidentes e doenças, as cobranças por parte de organismos certificadores, além de grandes saltos tecnológicos por parte dos recursos aplicados (automação, reengenharia, qualidade, meio ambiente), que passam, cada dia mais, a fazer parte dos processos industriais. Para sobreviverem nesse ambiente, as organizações precisam procurar cada vez mais por metodologias e sistemas de gestão de riscos para conduzirem seus negócios. Este projeto apresenta o desenvolvimento e aplicação de um método prático como uma alternativa para a análise de riscos à saúde e segurança do trabalho por meio de uma metodologia que utiliza práticas do Lean Six Sigma. Estas referidas práticas podem demonstrar as oportunidades de integração na concepção de equipamentos e processos, na gestão e controle dos agentes, nas atividades de melhoria de desempenho de processos, na análise de problemas e na capacitação dos envolvidos. Sua finalidade é suprir com informações teórico-práticas profissionais envolvidos as áreas de gestão, saúde e segurança do trabalho, na tentativa de reduzir os riscos e melhorar os processos de trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eduardo Ferro dos Santos - Coordenador / dos Santos Nunes, Letícia - Integrante / Leticia Nascimento Berti - Integrante / Leandro Leonidas Azevedo - Integrante / Lucas Reppeti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 10
Membro: Eduardo Ferro dos Santos.
9.   2014-Atual. Modelagem Estocástica em problemas de Engenharia
Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar estudos de Modelagem Matemática em Problemas de Engenharia tais como tratamentos de efluentes industriais, impacto ambiental de fluxo de veículos, geração de energia a partir da biomassa, dispersão de poluentes, fadiga de matérias metálicos. Para tratar esse amplo espectro de problemas a equipe do projeto conta com vários docentes da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), com experiência comprovada nas áreas dos diversos fenômenos estudados. Assim, a partir do entendimento da dinâmica local ao qual o sistema está sujeito, pretende-se obter equações que descrevam o comportamento global do mesmo. As principais ferramentas utilizadas são as Equações Diferencias Estocástica e Análise Multivariada. Para esse tipo de modelagem os principais desafios são: obter um modelo, a partir do entendimento simplificado do problema estudado que seja útil, mas tratável matematicamente, obter os parâmetros desses modelos com base em um conjunto de dados experimentais, validar e obter propriedades qualitativas e/ou quantitativas do modelo estudado . Esse projeto alinha-se com os objetivos da Escola de Engenharia de Lorena unindo pesquisa em Ciências Básicas com problemas de Engenharia para o desenvolvimento de modelos que propiciem um novo entendimento dos problemas abordados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriano Francisco Siqueira - Coordenador / V A Pastoukhov - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante / NAPOLEÃO, DIOVANA APARECIDA DOS SANTOS - Integrante / BAPTISTA, CARLOS ANTONIO REIS PEREIRA - Integrante / Wei-Liang Qian - Integrante / Carlos José Todero Peixoto - Integrante.
Membro: Adriano Francisco Siqueira.
10.   2014-Atual. Observatório de metodologias e tecnologias ativas de ensino e aprendizagem em Engenhari
Descrição: Trata-se de projeto que engloba outros tantos relacionados ao grupo de pesquisa: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Engenharia de Fatores Humanos e Processos de Trabalho. Prevê o acompanhamento, a observação e a intervenção em processos de ensino nos diversos níveis, com vistas à formação profissional de excelência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (6) . Integrantes: Maria Auxiliadora Motta Barreto - Coordenador / Eduardo Ferro dos Santos - Integrante / Marco Antonio Carvalho Pereira - Integrante / carlos alberto moreira dos santos - Integrante / domingos sávio giordani - Integrante / Elisangela de Jesus Cândido de Moraes - Integrante. Número de produções C, T A: 17
Membro: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
11.   2014-Atual. Parametrizacao e Otimizacaçao do processo de torrefação, aglutinação e valorização da Biomassa como combustível para geração de energia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Érica Leonor Romão - Coordenador.
Membro: Érica Leonor Romão.
12.   2014-Atual. Parque Ecológico do Taboão: Restauração e Conservação Florestal e Educação Ambiental
Descrição: Visando de modo geral a melhoria da qualidade e da disponibilidade de água e a conservação dos recursos florestais, bem como dos serviços ambientais por estes prestados à população, na bacia do Rio do Paraíba do Sul, a Escola de Engenharia de Lorena - EEL elaborou o projeto ?Parque Ecológico do Taboão: Restauração e Conservação Florestal e Educação Ambiental?, que tem como objetivo promover ações de Conservação e Restauração Florestal no município de Lorena, em áreas de preservação permanente ? APP de afluente do Rio Paraíba do Sul - Ribeirão Taboão, localizado em área de recarga hídrica e abastecimento de atividade agropecuária. O projeto prevê a conservação de 70 hectares de floresta em pé, e a restauração de 25 hectares de áreas em estágio inicial de restauração e áreas totalmente degradadas, localizadas em área de recarga hídrica e abastecimento de atividade agropecuária no município de Lorena- SP. Propõe também o desenvolvimento de uma ação de Monitoramento da qualidade de água e análise da mineralização do solo, Campanhas de Prevenção a Incêndios Florestais, Curso de Extensão sobre Restauração de Áreas Degradadas, Seminário sobre Práticas Produtivas Sustentáveis e a Divulgação dos resultados do projeto. A área de implantação consiste em uma antiga fazenda, composta atualmente por áreas de floresta em estágio médio de regeneração, a qual protege nascentes e curso d?água do ribeirão Taboão. Foi cedida à prefeitura de Lorena pelo DAEE ? Departamento de Águas e Energia Elétrica em 2014. Na área, até então desativada, encontra-se a represa reguladora da vazão do Ribeirão Taboão, onde serão realizadas ações de conservação, por meio do isolamento das áreas de fragmento florestal, e restauração florestal, por meio de diferentes técnicas aplicadas de acordo com o grau de degradação. Esta área será transformada, pela Prefeitura Municipal de Lorena, em um Parque Ecológico de uso público. A área contemplada pelo projeto, por estar inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba doSul, é caracterizada como Ma 289, de extremamente-alta importância biológica e extremamente-alta prioridade de ação, conforme dados do mapa Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade Brasileira, do Ministério do Meio Ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriano Francisco Siqueira - Integrante / NAPOLEÃO, DIOVANA APARECIDA DOS SANTOS - Coordenador / Marco Aurélio Kondracki de Alcântara - Integrante / Willinilton Tavares Portugal - Integrante / Bárbara Nunes - Integrante.
Membro: Adriano Francisco Siqueira.
13.   2014-Atual. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre sua formação profissional e as perspectivas em relação a sua preparação para o mercado de trabalho
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Morun Bernardino Neto - Integrante / Humberto Felipe da Silva - Coordenador / Rafael Gomes Aquino de Almeida - Integrante / Rodolfo Peressim Neto - Integrante.
Membro: Morun Bernardino Neto.
14.   2014-2015. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE PROBLEMAS DE DISPERSÃO DE POLUENTES - Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação
Descrição: Neste projeto objetiva-se principalmente iniciar seus participantes (professor(a) de ensino médio, aluna de engenharia ambiental e duas alunas de ensino médio) no âmbito da simulação numérica de problemas de dispersão de poluentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estaner Claro Romão - Coordenador / Jairo A. Martins - Integrante / Diovana Aparecida dos Santos Napoleão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
Membro: Estaner Claro Romão.
15.   2014-2014. Study of equation of state in hydrodynamic model
Descrição: We propose a parameterization of an equation of state (EoS) which combines hadron resonance gas model at low temperatures with lattice QCD data at high temperatures. The high temperature part of the EoS is a fit to the lattice QCD data by using the quasi-particle model, where finite baryon density is taken into account. On the other hand, at the low temperature region the EoS is described by the hadron resonance gas model with the inclusion of baryon and strangeness chemical potential. For transition region, we make use of a phenomenological parametrization which possesses a first order phase transition below critical point, and a smooth crossover beyond it. The above EoS is to be applied to the study of mass-radius curve of the third class of neutron star as well as particle spectra and collective flow in heavy ion collisions. We also plan to compare our parametrization with other EoS in literature and to investigate their differences. Projeto de Apoio Financeiro a Visita de Pesquisador - APV do CNPq. no. 452052/2014-9. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Coordenador / Huovinen Pasi Erkki - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Weiliang Qian.

2013

1.   2013-2016. As correlações de longa alcance e os fluxos coletivos nos programas de íons pesados de RHIC e LHC
Descrição: Através das colisões de íons pesados, as propriedades da máteria extremamente quente e densa podem ser investigadas. Recentemente o LHC reazilou várias medidas, inclusive correlações das colisões de p+Pb e Pb+Pb, a dependência da correlação do plano de evento e correlação em yt. Como os dados apresentam cada vez mais detalhes, eles nos oferecem tanto uma boa oportunidade quanto um grande desafio. O modelo hidrodinâmico, NeXSPheRIO, foi utilizado para investigar as propriedades da máteria criada no RHIC. Foram obtidos vários resultados significativos, como por exemplo, fluxo elíptico, interferometria de dois pions etc. Nosso modelo também foi o primeiro modelo hidrodinâmico que reproduziu as principais caracterísicas das correlações de duas partículas, ou seja, o ''ridge" e "shoulder". Nesse projeto, propomos uma continuação da pesquisa em um periódo de três anos, planejamos estudar as correlações de partículas e fluxo coletivo medidos nos dados recentes do RHIC e LHC utilizando o modelo NeXSPheRIO. Chamada Edital Universal do CNPq, no. 470302/2013-5. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Coordenador / Wu, Chen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Weiliang Qian.
2.   2013-Atual. Simulação numérica de problemas de dispersão de poluentes - Chamada nº 18/2013
Descrição: Neste projeto objetiva-se iniciar com seus participantes (professor do Ensino Médio - Cotel, aluno de graduação do curso de Engenharia Ambiental e dois alunos de nível de ensino médio - Cotel) no âmbito da simulação numérica com problemas de dispersão de poluentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão - Integrante / Estaner Claro Romão - Coordenador / Jairo A. Martins - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Membro: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão.
3.   2013-2013. Thermodynamics in quark meson coupling model
Descrição: We propose to study the finite temperature effect in the MIT bag as well as in the Friedberg-Lee non-topological soliton bag using the quark-meson coupling model. The main feature of the present model is that the thermal distribution functions of quarks at finite temperature are explicitly incorporated into the calculations. For nuclear matter, the characteristic temperature is usually less than 50 MeV, the probability for a quark to occupy an exciting state is very rare, consequently, the corresponding contributions to the thermodynamic potential under mean field theory are expected to be strongly suppressed. On the other hand, if one calculates other physical quantities that are not derived from thermodynamic potential, effects due to quark distribution functions may play an important role. Our major interest is to investigate whether and how the liguid-gas phase transition of nuclear matter might be affected, and in particular, when one goes beyond the mean field theory. Projeto de Apoio a Pesquisador Visitante - APV do CNPq no. 450230/2013-9. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weiliang Qian - Integrante / Wei-Liang Qian - Coordenador / WU, C. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Weiliang Qian.

2012

1.   2012-2013. Analise Ecológica do Processo de Gaseificação do Leito Fluidizado de Resíduo de Palmeira
Descrição: Avaliação do Impacto Ambiental da gaseificação do resíduo da fibra da palmeira num gaseificador em leito fluidizado, de modo a quantificar e qualificar a poluição resultante do processo, considerando as emissões de CO2, NOx e material particulado. Será desenvolvido as análise exergéticas e ecológicas associadas ao processo de gaseificação desta biomassa em leito fluidizado, procurando encontrar parametros ótimos sobre o aproveitamento energético desta biomassa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Érica Leonor Romão - Coordenador / Ronney Mancebo Boloy - Integrante / Daniella Regina Mulinari - Integrante. Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa - Bolsa.
Membro: Érica Leonor Romão.
2.   2012-Atual. Apoio ao Colégio Estadual Vila Maria - melhoria no ensino de ciências e criação de espaços interdisciplinares
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Auxiliadora Motta Barreto - Integrante / rosana aparecida ravaglia soares - Integrante / Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues - Coordenador / Maria de Fátima Alves de Oliveira - Integrante / Daniella Regina Mulinari - Integrante / andré resende de sena - Integrante / carlos alberto sanches pereira - Integrante.
Membro: Maria Auxiliadora Motta Barreto.
3.   2012-2013. Caracterização da Biomassa Residual proveniente da Palmeira Real Australiana para Geração de Energia
Descrição: O Brasil, até 1990, era o maior produtor, exportador e consumidor de palmito do mundo, sendo responsável por 95% do consumo total. Na maioria das plantações, o resíduo gerado é deixado no campo gerando um volume, podendo ocasionar em um impacto ambiental. Este projeto tem como objetivo avaliar as característcas desta biomassa visando sua aplicação na geração de energia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Érica Leonor Romão - Coordenador / Ronney Mancebo Boloy - Integrante / Daniella Regina Mulinari - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário de Volta Redonda - Bolsa.Número de orientações: 1
Membro: Érica Leonor Romão.

2011

1.   2011-2013. Aplicação e otimização de Processos Oxidativos Avançados para a degradação do chorume proveniente de aterros sanitários
Descrição: Atualmente, todo o lixo doméstico das cidades do Vale do Paraíba compreendidas por Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá e Cruzeiro são transferidos para o aterro sanitário (sem prévia separação e/ou tratamento) da cidade de Cachoeira Paulista, e o seu produto recalcitrante (chorume) não passa por nenhum tratamento físico ou mesmo químico, percolando diretamente sobre o aterro, poluindo o meio que o cerca. A demanda mundial por tratamentos de resíduos recalcitrantes, como por exemplo o chorume, é crescente, principalmente com processos que geram produtos e sub-produtos inócuos ou que facilite a degradação, posteriormente, por processos convencionais, como o biológico por lodo ativado. Este trabalho tem como meta pesquisar o tratamento do chorume in natura do aterro sanitário de cachoeira Paulista pelos processos UVsolar/H2O2, UVsolar/Fenton, UVlâmpada/H2O2, UVlâmpada/Fenton, UVsolar/TiO2 e UVsolar/ZnO em sistemas semi-batelada. Para a avaliação de cada processo oxidativo será utilizado um planejamento de experimentos Fatorial Fracionado 2k-p na etapa de estudo exploratório e Planejamento Composto Central ? CCD, envolvendo alguns dos parâmetros mais importantes dos processos oxidativos selecionados a partir do estudo exploratório, para alimentar estudo de otimização das condições de processo utilizando a a Metodologia da Superfície de Resposta que baseia-se na construção de modelos matemáticos empíricos, que empregam funções polinomiais lineares ou quadráticas para descrever o sistema em estudo. Em cada experimento, dos diversos tipos de tratamento do chorume proposto, será determinada a concentração do carbono orgânico total (TOC) e a relação de DBO/DQO (Fatores de Resposta), e para os experimentos otimizados serão analisados todos os parâmetros elucidados pelo Artigo 18 da CETESB, que tem como objetivo o descarte em águas superficiais (rio). Ao final do Projeto, pretende-se chegar a uma via otimizada, dentre os processos oxidativos de tratamento do chorume de Cachoeira Paulista, com relação ao custo/benefício mais viável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriano Francisco Siqueira - Integrante / Oswaldo Luiz Cobra Guimarães - Integrante / Messias Borges Silva - Integrante / Hélcio Izário Filho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Adriano Francisco Siqueira.
2.   2011-2013. Estudo e otimização de processos oxidativos avançados para tratamento de chorume
Descrição: PROJETO QUE UTILIZA PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS NA DEGRADAÇÃO DE CHORUME E MODELAGEM MATEMÁTICA DOS PROCESSOS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Oswaldo Luiz Cobra Guimaraes - Integrante / Messias Borges Silva - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Coordenador / Adriano Francisco Siqueira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Oswaldo Luiz Cobra Guimaraes.
3.   2011-2013. Movimentação de cádmio e chumbo em colunas de solo devido à aplicação de chorume
Descrição: With industrial process intensification, the humanity has been produced significant amounts of wastes, due to a very complex mixture and nature of materials. If the garbage is discarded on inadequate sites (what still happens for the majority of Brazilian municipals), diverse environmental problems may occur. The leachate liquid percolation through soil may be considered the most important environmental issue concerning sanitary landfill management, because the considerable pollution it can cause when reaches the soil and the superficial and subsurface waters. Leachate chemical composition depends on the waste constitution. Among various materials that may be found on garbage, there are batteries and electric cells (despite selective collecting recommendations). These materials may have considerable heavy metals contents. Among the heavy metals that may be found on garbage (and thus on landfill leachate), the cadmium and the lead deserve attention due to environmental impacts that they may cause. Due to the high toxicity of cadmium and lead (and respective compounds), acts to prevent and to repair environment contaminations are common nowadays. This work aims to study the movement of cadmium and lead on soil columns from landfill leachate disposal. The specific objectives are: (i) To study the soils and horizons influence of on the movement and (ii) to study the soil pH influence.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marco Aurélio Kondracki de Alcântara - Coordenador.
Membro: Marco Aurélio Kondracki de Alcântara.

2009

1.   2009-2010. Termodinâmica aplicada à gestão econômica
Descrição: O objetivo principal da pesquisa é desenvolver análise exergoeconômica e sem a "internalização" de externalidades, utilizando para isto o modelo encerrado em Balestieri (2002) (Análise pelo Custo Exergético), nas centrais de cogeração abordadas em Holanda (1998) e Holanda e Balestieri (1999a; 1999b) no intuito de se obter o custo exergético de todos os fluxos que se inter-relacionam com a estrutura formada por estes sistemas de cogeração com LU, os quais visam o atendimento prioritário de empresas de reciclagem localizadas em um pólo industrial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo Rodrigues de Holanda - Coordenador / Beatriz de Moura Leite Mesquita - Integrante. Financiador(es): Reitoria da USP - Bolsa.
Membro: Marcelo Rodrigues de Holanda.

2008

1.   2008-2009. Análise e otimização energéticas, econômicas e ambientais de centrais de cogeração com resíduos sólidos municipais
Descrição: Os modelos de otimização constituem uma importante contribuição para a geração de alternativas de configurações e para a interpretação das relações que se estabelecem entre os componentes. A modelagem de sistemas energéticos a partir das equações básicas da Termodinâmica permite a simulação operacional de tais unidades numa faixa de valores pertinente para os parâmetros assumidos como variáveis de decisão. A análise por meio da 2a Lei da Termodinâmica, associada à análise econômica, ganhou difusão nas últimas duas décadas e é hoje conhecida como análise termoeconômica ou exergoeconômica. Esta abordagem pode ou não estar associada ao emprego de modelos de otimização, caso no qual pode ter por objetivo minimizar os custos operacionais ou as irreversibilidades do sistema como um todo, assim como pode primar pela maximização do benefício líquido do projeto. Este trabalho de iniciação científica tem como objetivo desenvolver, com a ajuda do modelo ?environômico? proposto em Holanda (2003) e para as duas configurações já abordadas nessa tese, o cálculo/otimização das rendas energéticas e dos custos do controle ambiental e do dano social anualizados, a fim de sinalizar, em relação a alguns cenários, as melhores perspectivas de se fazer a cogeração com RSM sob a ótica da gestão ambiental, isto é, selecionar as melhores rotas de controle das emissões de poluentes atmosféricos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo Rodrigues de Holanda - Coordenador / Amanda Maria Ribeiro Goulart - Integrante. Financiador(es): Banco Santander Banespa - Brasil - Bolsa.
Membro: Marcelo Rodrigues de Holanda.
2.   2008-2009. Análise e otimização exergoeconômicas (ou termoeconômicas) de centrais de cogeração com resíduos sólidos municipais
Descrição: Os modelos de otimização constituem uma importante contribuição para a geração de alternativas de configurações e para a interpretação das relações que se estabelecem entre os componentes. A modelagem de sistemas energéticos a partir das equações básicas da Termodinâmica permite a simulação operacional de tais unidades numa faixa de valores pertinente para os parâmetros assumidos como variáveis de decisão. A análise por meio da 2a Lei da Termodinâmica, associada à análise econômica, ganhou difusão nas últimas duas décadas e é hoje conhecida como análise termoeconômica ou exergoeconômica. Esta abordagem pode ou não estar associada ao emprego de modelos de otimização, caso no qual pode ter por objetivo minimizar os custos operacionais ou as irreversibilidades do sistema como um todo, assim como pode primar pela maximização do benefício líquido do projeto. Este trabalho de iniciação científica tem como objetivo desenvolver, com a ajuda de parte do modelo de otimização proposto em Holanda (2003) e para as duas configurações já abordadas nessa tese, de acordo com o critério de minimização dos custos de investimento e operação/manutenção, o cálculo/otimização de custos exergéticos e exergoeconômicos (incluindo o custo do controle ambiental), a fim de investigar a possibilidade de implantação de um ciclo a vapor e um ciclo combinado destruindo RSM na Região de Guaratinguetá.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo Rodrigues de Holanda - Coordenador / Heloisa Tanimoto - Integrante.
Membro: Marcelo Rodrigues de Holanda.
3.   2008-Atual. Análise e otimização exergoeconômicas do sistema termoelétrico de uma indústria petroquímica
Descrição: A Termoeconomia é um tema da Engenharia Térmica que envolve análise termodinâmica baseada na 2a Lei (a análise exergética), princípios de análise econômica e fundamentos de otimização matemática (quase sempre apresentada sob a ótica da programação não-linear), de modo a prover ao projetista ou operador do sistema informações não disponíveis por meio das análises energética e econômica convencionais. Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo principal desenvolver análise e otimização exergoeconômicas, com a ajuda de parte do modelo de otimização proposto em Holanda (2003), no sistema termoelétrico da refinaria (REVAP), no intuito de se obter/minimizar o custo (exergético e termoeconômico) de todos os fluxos que se inter-relacionam com a estrutura produtiva... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Oswaldo Luiz Cobra Guimaraes - Integrante / José A. P. Balestieri - Integrante / MARCELO RODRIGUES DE HOLANDA - Coordenador. Financiador(es): REVAP - Cooperação.
Membro: Oswaldo Luiz Cobra Guimaraes.
4.   2008-2010. Estudo das análises das águas do rio Paraíba do Sul: Reflexos na sociedade
Descrição: O uso predatório dos recursos naturais é causa de uma significativa parte dos problemas ambientais e socioeconômicos que o planeta vem enfrentando na atualidade, incluindo-se: a escassez de água, a significativa perda da biodiversidade do planeta, a erosão e empobrecimento de solos agrícolas que, em casos extremos, resultam em processos de desertificação. Embora ainda não suficientemente amadurecida a ponto de mudar as atitudes, cresce em grande parte da sociedade uma consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente e assegurar a utilização de seus recursos. Para a Escola torna-se primordial educar seus alunos para que possam apresentar uma conduta íntegra em seus princípios relacionados à preservação do meio ambiente. O presente projeto tem por a finalidade de promover mecanismos de ação perante aos alunos abordando os problemas ocasionados pelo uso indevido da água e proporcionando uma interação entre as disciplinas estudadas na Escola para discussões estratégicas que objetivam o conhecimento e a redução do impacto ambiental. Como resultado final, o desenvolvimento do Projeto possibilitará o estudo da problemática ambiental referente à poluição e o uso racional das águas do rio Paraíba do Sul, buscando soluções plausíveis em conjunto, por meio da Escola, alunos e da sociedade local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão - Coordenador / Mateus Afonso Gomes - Integrante / Catia Ferreira Bueno - Integrante / Jane Mary Molinari Macedo - Integrante / Luciana Siqueira de Carvalho Freire - Integrante / Maria Tereza F. A. R. Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão.
5.   2008-2009. Geração de Malhas e Simulação Comput. do Escoamento Turbulento em Street Canyons
Descrição: O trabalho é uma proposta de estudo de técnicas e equacionamento de geração de malhas em diferentes problemas de engenharia, com posterior aplicação em um caso de escoamento turbulento em street canyons utilizando o modelo de turbulência k- epsilon. Serão utilizados os programas ANSYS ICEM-CFD para o estudo da geração de malhas e FLUENT para a simulação numérica. Os resultados da simulação serão comparados com resultados disponíveis na literatura para validação da técnica de geração da malha e simulação numérica empregadas no problema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Janaína Ferreira Batista Leal - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Janaína Ferreira Batista Leal.
6.   2008-2009. Redução e remoção de CO2: Avaliação de estratégias tecnológicas
Descrição: A utilização de fontes de energia e de tecnologias modernas de uso final conduziu a mudanças qualitativas na vida humana, proporcionando tanto o aumento da produtividade econômica quanto do bem-estar da população. No entanto, mais do que o aumento do consumo de energia, são os serviços gerados pela energia que realmente conduzem a uma melhoria no cotidiano da população. Também o propósito para o qual os serviços energéticos são alocados é que determina, em última análise, o nível de desenvolvimento econômico atingido. O Brasil atualmente possui um sistema de energia relativamente ?limpo?, contando significativamente com fontes de energia renováveis, como a biomassa e a hidroeletricidade. Não obstante, a questão importante é saber como os combustíveis fósseis são usados para satisfazer as necessidades de energia intensiva das indústrias no setor manufatureiro, do aumento da urbanização e do rápido crescimento no setor dos transportes rodoviários sem causar danos excessivos ao meio ambiente. Neste projeto analisou-se as tecnologias associadas à redução do CO2 na atmosfera por meios físicos, químicos e biológicos, como também as tecnologias avançadas de geração energética livre de carbono, objetivando melhorar a eficiência de uso final e a redução das emissões de CO2. Como resultado final, comparou-se os estudos de tecnologias voltadas para à captura de CO2, enfatizando suas vantagens e desvantagens e apresentando uma correlação entre as tecnologias empregadas que foram sinalizadas a uma ou duas décadas atrás.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão - Coordenador / José Antonio Perrella Balestieri - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão.

2007

1.   2007-2008. Análise e otimização environômicas de centrais de cogeração com resíduos sólidos municipais
Descrição: Os modelos de otimização constituem uma importante contribuição para a geração de alternativas de configurações e para a interpretação das relações que se estabelecem entre os componentes. A modelagem de sistemas energéticos a partir das equações básicas da Termodinâmica permite a simulação operacional de tais unidades numa faixa de valores pertinente para os parâmetros assumidos como variáveis de decisão. A análise por meio da 2a Lei da Termodinâmica, associada à análise econômica, ganhou difusão nas últimas duas décadas e é hoje conhecida como análise termoeconômica ou exergoeconômica. Esta abordagem pode ou não estar associada ao emprego de modelos de otimização, caso no qual pode ter por objetivo minimizar os custos operacionais ou as irreversibilidades do sistema como um todo, assim como pode primar pela maximização do benefício líquido do projeto. Este trabalho de iniciação científica tem como objetivo desenvolver, de acordo com o critério de minimização dos custos de investimento, operação e dano social, o cálculo de custos ambientais anualizados, a fim de sinalizar, em relação a alguns cenários, as melhores perspectivas de se fazer a cogeração com RSM sob a ótica da gestão ambiental, isto é, selecionar as melhores rotas de controle das emissões de poluentes atmosféricos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Rodrigues de Holanda - Coordenador / Juliana Aparecida dos Santos Leite - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Marcelo Rodrigues de Holanda.
2.   2007-2009. Monitoramento ecotoxicológico de efluentes industriais na Região do Vale do Paraíba e das águas do rio Paraíba do Sul
Descrição: O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial tóxico dos efluentes de diferentes tipologias industriais que são lançados no rio Paraíba do Sul e de suas águas, usando diferentes testes de toxicidade (Selenastrum capricornutum, Chlorella vulgaris, Daphnia similis, Ceriodaphnia dubia, Paramecium caudatum, Brachydanio rerio, Escherichia coli, teste de inibição do crescimento, Saccharomyces cerevisiae), envolvendo organismos-teste de todos os níveis da cadeia trófica. Pretende-se também, fazer uma comparação entre os organismos de diferentes níveis e do mesmo nível da cadeia trófica alimentar, elegendo assim, aqueles que são mais sensíveis e que podem formar uma bateria de testes preliminares para cada um destes efluentes. Paralelamente, a complementação de um laboratório de ecotoxicidade servirá de apoio ao ensino e pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação, como poderá, também, dar suporte a profissionais da indústria e de outras instituições da região. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Marco Aurélio Kondracki de Alcântara - Integrante / Flávio Teixeira da Silva - Integrante / Teresa Cristina Brazil de Paiva - Coordenador / Daniel Delgado Queissada - Integrante / Elaine Nolasco Ribeiro - Integrante / Lucrécio Fábio dos Santos - Integrante / Maria Ilisi Monteiro - Integrante / Claudinei Fernandes de Melo - Integrante / Rogério Cintra - Integrante / Verônica Maria Cortez Alves de Oliveira - Integrante / Michele Silva de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Marco Aurélio Kondracki de Alcântara.

2006

1.   2006-2007. Análise exergoeconômica de centrais de cogeração com resíduos sólidos municipais
Descrição: A Termoeconomia é um tema da Engenharia Térmica que envolve análise termodinâmica baseada na 2a Lei (a análise exergética), princípios de análise econômica e fundamentos de otimização matemática (quase sempre apresentada sob a ótica da programação não-linear), de modo a prover ao projetista ou operador do sistema informações não disponíveis por meio das análises energética e econômica convencionais. Este Projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal desenvolver análise exergoeconômica, utilizando para isto o modelo de Valero e Lozano, em duas centrais de cogeração com resíduos sólidos municipais (um ciclo a vapor e um ciclo combinado), com e sem a "internalização" de externalidades ambientais, no intuito de se obter o custo (exergético e termoeconômico) de todos os fluxos que se inter-relacionam com a estrutura formada por estes sistemas, os quais visam o atendimento prioritário de empresas de reciclagem localizadas em um pólo industrial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Rodrigues de Holanda - Coordenador / Natália Régea Lion - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Marcelo Rodrigues de Holanda.
2.   2006-2007. Incorporando externalidades à centrais de cogeração com resíduos sólidos municipais
Descrição: Regulamentação e políticas públicas, em geral, tornaram-se objeto de ataque, na maior parte do mundo, a partir do início dos anos de 1980. Durante as décadas anteriores, a intervenção governamental havia sido encarada como algo necessário ou funcional, em diversas áreas, diante das falhas do livre mercado como forma de organização sócio-econômica. Desde a década passada, contudo, as palavras de ordem dominantes passaram a ser "desregulamentação", "falhas de governo" e outras sugerindo maior liberdade de atuação para os mercados. Uma das raras exceções foi a área ambiental. Nesta, em contraste com a tendência, a regulamentação e as políticas públicas cresceram em prestígio, aceitação e abrangência. Não se vê ninguém defendendo a crença de que mercados livres são eficientes no tocante às relações entre a atividade econômica e o meio ambiente. Por outro lado, a ascensão da política ambiental nas agendas governamentais e de outras instituições se fez acompanhar por intenso debate sobre a eficácia de seus instrumentos de comando e controle. Na maioria dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), controles diretos sobre o uso de recursos naturais e ambientais foram estabelecidos como principal ferramenta. Contudo, assistiu-se crescentemente à contestação da eficácia de tal tipo de instrumento, em defesa dos chamados mecanismos econômicos. Esse Projeto de Iniciação Científica tem como objetivo mostrar, através de uma análise exergoeconômica, a influência causada pela inclusão (ou "internalização") de taxas ambientais/sociais decorrentes da emissão de poluentes atmosféricos sobre os custos do vapor enviado ao processo e da eletricidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Rodrigues de Holanda - Coordenador / Maria Juliana de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
Membro: Marcelo Rodrigues de Holanda.
3.   2006-2007. Modelos de equações para predizer propriedades termodinâmicas associadas a um ciclo de refrigeração por absorção
Descrição: O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo matemático baseado nos estudos realizados por Xu e Goswami (1999) para predizer propriedades termodinâmicas a partir de equações de estado na fase líquida e vapor do ciclo de refrigeração por absorção e posteriormente apresentar dados experimentais para comparação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão - Coordenador / Daniel Gustavo Bataglia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Diovana Aparecida dos Santos Napoleão.
4.   2006-2010. Movimentação de nitrogênio no solo devido à aplicação de efluentes provenientes de uma indústria de nitrocelulose
Descrição: A aplicação de efluentes industriais no solo não pode (ou não deveria) ser feita de modo indiscriminado. Dependendo dos processos utilizados pela indústria, os efluentes resultantes podem ocasionar efeitos indesejáveis ao meio ambiente de uma maneira geral. Assim, antes da sua aplicação no solo, há necessidade de realizar estudos de avaliação do impacto nas plantas, no solo e nas águas subterrâneas. Efluentes nitrocelulósicos gerados por indústrias contém nitrogênio em diferentes formas. O nitrogênio aplicado ao solo reconhecidamente se desloca com facilidade para além da zona radicular, podendo atingir águas subterrâneas e causar sérios riscos ao ambiente e à saúde humana, o que tem sido constatado em algumas situações. Mais especificamente, a movimentação do nitrogênio será estudada considerando-se a infuência de diferentes tipos de solo, pH do solo, adição de fosfatos e pH do efluente. Também será aplicado um modelo matemático aos dados obtidos para simulação da movimentação. O presente projeto, ao estudar a questão da movimentação de nitrogênio no solo, pretende contribuir com a questão da preservação da água subterrânea, ao mesmo tempo em que ampliará o campo de ação científico da Instituição, permitindo considerar a indústria dentro de um contexto ambiental mais amplo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marco Aurélio Kondracki de Alcântara - Coordenador / OTÁVIO ANTONIO DE CAMARGO - Integrante / Flávio Teixeira da Silva - Integrante / Teresa Cristina Brazil de Paiva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
Membro: Marco Aurélio Kondracki de Alcântara.


(*) Relatório criado com produções desde 2006 até 2018
Data de processamento: 23/06/2018 17:50:42