Matemática para Ensino Fundamental I

Especialização 100% a Distância

O Curso

Entendendo que a Matemática nos anos iniciais tem papel fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico e para a estruturação de conhecimentos em diversas áreas e visando a melhoria do ensino no Brasil, este curso justifica-se por aprofundar conceitos que possam enriquecer as aulas do professor, visando à excelência no que diz respeito ao ensino de Matemática. Para isso, o curso está estruturado com uma diversificada ementa que envolve aprofundamento nas cinco temáticas propostas pela BNCC para o Ensino Fundamental I (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística) e estratégias de ensino que envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) capacitando o Professor da Educação Básica I. Este curso se justifica na ideia de levar ensino de qualidade à Professores da Educação Básica de diversos lugares do país, visando o aprimoramento desses profissionais, que possuem pouco tempo livre e precisam conciliar emprego e estudo. Compreendido na Área Temática de Educação e inserido na Área de Conhecimento de Matemática, este curso de Especialização tem 360 horas dedicadas as disciplinas e 100 horas dedicadas a Monografia, totalmente a distância.É importante destacar que o principal foco deste curso é fazer com que docentes que atuam no Ensino Fundamental 1 elevem seus conhecimentos teóricos em Matemática.

Objetivo

Fortalecer a formação acadêmica do professor do Ensino Fundamental I visando elevar seus conhecimentos em conceitos de Matemática à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de apresentar ao professor ferramentas tecnológicas associadas as novas metodologias de ensino de forma a dinamizar o processo de ensino aprendizagem da Matemática.

Público Alvo

Docentes com formação em Pedagogia ou Normal Superior que estão atuando no Ensino Fundamental I. Porém, enquanto houver vagas serão aceitas outras formações docentes para participar do curso.

Investimento

  • Matrícula: R$ 200,00
  • Curso: 12 parcelas de R$ 450,00, contadas a partir do primeiro mês de aula.
A Gestão financeira do curso é dada pela FAPE - Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino da EEL/USP.

Certificação

A certificação é dada pela Pró Reitoria de Extensão da USP (Certificado USP) a aqueles que atenderem todos os objetivos do curso e estarem adimplentes até a data do término.

Matrícula

Para iniciar a matrícula requisitamos que seja enviado um email para ensinodecienciasexatas@usp.brA efetivação da matrícula é dada após o pagamento da matrícula e a entrega do contrato de prestação de serviços junto a FAPE/EEL/USP.

Coordenação

Prof. Dr. Estaner Claro Romão

Maiores Informações

Disciplinas:

Álgebra

Professor Responsável: Prof. Dr. Estaner Claro Romão Carga Horária: 50 hObjetivos: Aprofundar os conhecimentos de Álgebra necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC.Conteúdo:
  • Padrões figurais e numéricos
  • Sequências recursivas
  • Construção de sequências
  • Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas
  • Relação de igualdade
  • Sequência numérica recursiva
  • Propriedades da igualdade e noção de equivalência
  • Grandezas diretamente proporcionais Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais

Estatística

Professor Responsável: Prof. Dr. Marcílio Farias da Silva

Objetivos: Aprofundar os conhecimentos de Estatística necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC.Conteúdo:
  • Coleta e organização de informações, registros pessoais para comunicação de informações coletadas
  • Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples
  • Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas e gráfico de barras
  • Leitura e interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras
  • Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos
  • Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos e gráfico de linhas
  • Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas
  • Coleta, classificação e representação de dados de pesquisa realizada

Álgebra

Professor Responsável: Prof. Dr. Estaner Claro Romão Carga Horária: 50 hObjetivos: Aprofundar os conhecimentos de Álgebra necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC.Conteúdo:
  • Padrões figurais e numéricos
  • Sequências recursivas
  • Construção de sequências
  • Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas
  • Relação de igualdade
  • Sequência numérica recursiva
  • Propriedades da igualdade e noção de equivalência
  • Grandezas diretamente proporcionais Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais

Estatística

Professor Responsável: Prof. Dr. Marcílio Farias da Silva

Objetivos: Aprofundar os conhecimentos de Estatística necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC.Conteúdo:
  • Coleta e organização de informações, registros pessoais para comunicação de informações coletadas
  • Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples
  • Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas e gráfico de barras
  • Leitura e interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras
  • Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos
  • Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos e gráfico de linhas
  • Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas
  • Coleta, classificação e representação de dados de pesquisa realizada

Geometria

Professora Responsável: Profa. Dra. Diovana Aparecida dos Santos NapoleãoCarga Horária: 50 hObjetivos: Aprofundar os conhecimentos de Geometria necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC.Conteúdo:
  • Figuras geométricas espaciais e planas: reconhecimento e características
  • Plano Cartesiano, localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referências
  • Congruência de figuras planas
  • Paralelismo e perpendicularismo
  • Ângulos retos e não retos
  • Simetria de reflexão
  • Ampliação e redução de figuras polinomiais em malhas quadriculadas

Jogos para Matemática

Professor Responsável: Prof. Dr. Estaner Claro RomãoCarga Horária: 50 hObjetivos: Aprofundar os conhecimentos do uso de Jogos para Matemática necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC no que diz respeito ao conteúdo “Matemática”.Conteúdo:
  • Revisão de trabalhos científicos que apresentem importantes resultados sobre o uso de jogos no ensino de Matemática.
  • Confecção e aplicação de jogos para o ensino de Álgebra
  • Números, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística a partir de materiais de baixo custo.

Grandezas e Medidas

Professora Responsável: Profa. Dra. Diovana Aparecida dos Santos NapoleãoCarga Horária: 50 hObjetivos: Aprofundar os conhecimentos de Grandezas e Medidas necessários para o Ensino Fundamental I conforme preconizado pela BNCC.Conteúdo:
  • Significado de medida e de unidade de medida
  • Medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo
  • Medidas de temperatura e construção de gráficos para verificar a variação da temperatura
  • Sistema monetário brasileiro
  • Áreas, Perímetros e Volumes

Tecn. Inf. e Com. Aplicadas a Prod. Conteúdos Educacionais

Professor Responsável: Prof. Dr. Eduardo Ferro dos SantosCarga Horária: 50 horasObjetivos: Compreender a Educação a Distância, dos conceitos base às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a Produção de Conteúdos Educacionais.Programa:
  • Conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo de disciplinas e cursos na modalidade a distância: a evolução do ensino a distância, diferentes tipos de ensino a distância, competências e habilidades.
  • Design de Aprendizagem: Design Thinking para Educadores, Design Instrucional
  • Interface e Interação Homem x Computador: fatores humanos, engenharia cognitiva, ergonomia de software, experiência do usuário
  • Produção de conteúdo: textos, vídeos, áudios, plataformas, sistemas, ferramentas, autoria, Copywriting
  • Roteirização: estruturação da disciplina / curso, planejamento, desenvolvimento e validação
  • Avaliação no ensino a distância: avaliação online, atividades baseadas em projetos e produtos, provas teóricas, testes periódicos, entregas, competências desenvolvidas.
  • Gestão do ensino a distância: administração de cursos a distância

Números

Professor Responsável: Prof. Dr. Marcílio Farias da SilvaObjetivo: Explorar os conceitos, propriedades e aplicações dos conjuntos que conformam a reta numérica, destacando as diretrizes da BNCC para o Ensino Fundamental.Carga horária: 50 horasConteúdo:
  • Números Naturais: Composição e decomposição de números naturais, operações com números naturais, problemas envolvendo as operações com números naturais, Problemas de contagem.
  • Números Inteiros
  • Números Racionais: Frações, Representação decimal, operações com números racionais, frações equivalentes, ordem nos números racionais, cálculo de porcentagens, problemas envolvendo números racionais.
  • A reta numérica.

Seminários

Professor Mediador: Prof. Dr. Estaner Claro RomãoObjetivo: proporcionar aos alunos a oportunidade de aprendizado de alguns temas importantes do ensino de matemática para o fundamental 1. Para isso pretende-se convidar palestrantes para apresentação de tais temas, que podem ser: o ensino da matemática para educação especial; matemática x libras; entre outros temas a serem determinados durante o curso.