Departamento de Ciências Básicas e Ambientais

Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo

Sejam bem vindos ao nosso site 

O DEBAS - Departamento de Ciências Básicas e Ambientais é um dos 4 departamentos existentes na Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo. Está localizado no Campus I, e abriga o Ciclo Básico das Engenharias e o Curso de Engenharia Ambiental, além de diversas atividades de pesquisa e extensão.  

É um departamento de característica interdisciplinar, com professores de diferentes especialidades e pesquisa nas mais diversas áreas do saber, articulando-se por meio das ciências exatas, humanas e biológicas, a fim de resolver problemas complexos nas diferentes áreas do conhecimento.

Destaques

Monitoria 2024

Seleção de Monitores no Departamento de Ciências Básicas e Ambientais - 2024. Período de inscrição de 19/02/2024 a 01/03/2024.
Edital , Requerimento.

Feira de Profissões da USP 2023

O Curso de Engenharia Ambiental marca presença na Feira das Profissões. Este ano, o evento foi realizado entre os dias 14 à 16 de Setembro. Saiba mais...

Convite à Ciência para alunos do ensino médio

Um convite à carreira de cientista. Em linguagem apropriada para o público-alvo, versando sobre a importância da ciência para a sociedade, a carreira e o trabalho de um cientista. Saiba mais...Cartilha , Vídeo.

EEL/USP

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) é a única unidade da USP no Vale do Paraíba - Estado de São Paulo.  Contando com duas áreas, extremamente bem equipadas, onde o aluno tem à sua disposição um complexo acadêmico projetado para proporcionar conforto e o melhor ambiente de estudo.
Cursos de Graduação:  Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física, Engenharia Química
Mestrado e Doutorado: Engenharia Química (M, D), Engenharia de Materiais (M,D), Biotecnologia Industrial (M, D), Projetos Educacionais de Ciências (MP)
Cursos de Especialização: Engenharia da Qualidade,  Matemática para o Ensino Fundamental I, Tecnologias Educacionais, Engenharia da Sustentabilidade.
Ensino Médio e Técnico Profissionalizante: Química (COTEL).