Departamento de Ciências Básicas e Ambientais
Escola de Engenharia de Lorena
Universidade de São Paulo
Sejam bem vindos ao nosso site
O DEBAS - Departamento de Ciências Básicas e Ambientais é um dos 4 departamentos existentes na Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo. Está localizado no Campus I, e abriga o Ciclo Básico das Engenharias e o Curso de Engenharia Ambiental, além de diversas atividades de pesquisa e extensão. É um departamento de característica interdisciplinar, com professores de diferentes especialidades e pesquisa nas mais diversas áreas do saber, articulando-se por meio das ciências exatas, humanas e biológicas, a fim de resolver problemas complexos nas diferentes áreas do conhecimento.
Destaques
Mestrado do DEBAS com foco em Sustentabilidade é aprovado
Engenharia Ambiental recebe 5 estrelas pela segunda vez
Sobre o DEBAS
Histórico
Em 1991, a partir da estadualização da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL), houve a criação do Centro Básico (LOB), inicialmente voltado ao atendimento das demandas de ensino de Cálculo e Física pertencentes ao núcleo básico das engenharias, além de algumas das disciplinas profissionalizantes, como Psicologia, Direito, Português, Tubulações Industriais, Organização Industrial e Segurança do Trabalho. Estas disciplinas eram parte das grades dos cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Industrial Química, Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais.
Em maio de 2006, a FAENQUIL foi incorporada pela Universidade de São Paulo (USP), tornando-se a Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Para tal incorporação, houve um acordo estabelecido com a SCTDE, em que é assegurada a condição de continuidade dos cursos desenvolvidos pela extinta FAENQUIL na condição de EEL/USP (Decreto nº 50.839, de 29/05/2006).
Em 10/07/2021, um Termo Aditivo renovou o convênio por mais 60 meses, “assegurando a colaboração institucional a fim de dar continuidade e desenvolvimento dos cursos e atividades transferidas à USP”. Com este convênio, os docentes da FAENQUIL na época, passaram a ministrar as aulas da EEL, assim como os servidores técnicos administrativos continuaram a exercer suas funções.
Em 2009, a partir do Centro Básico, foi criado o Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (DEBAS), com a finalidade de continuar com a responsabilidade de administrar as disciplinas do Ciclo Básico e implementar o curso de Engenharia Ambiental.
Em 2011, o Conselho Universitário da USP aprovou a criação do curso de Engenharia Ambiental, com 40 vagas em período integral e duração de 10 semestres. Dessa forma, além da responsabilidade pela grade curricular de todo o Ciclo Básico que atende todos os cursos de engenharia da Instituição, os docentes passaram a ter uma nova área de atuação e a constituir grupos para desenvolver estudos e pesquisas também na área ambiental. Em 2012 o curso entrou em funcionamento, assim como os cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Física, os quais não estão lotados no DEBAS, mas tem em seu ciclo básico as disciplinas do departamento.
Construção da Planta Piloto da FAENQUIL
Vista Aérea da Área 1
Característica
O DEBAS é um departamento de característica interdisciplinar, com professores de diferentes especialidades e pesquisa nas mais diversas áreas do saber, articulando-se por meio das ciências exatas, humanas e biológicas, a fim de resolver problemas complexos nas diferentes áreas do conhecimento.
Possui um Regimento Interno, estabelecido na Portaria 28/2010 da EEL, na qual se designa como Órgãos Competentes do Departamento o Conselho do Departamento (CD) e a Chefia do Departamento. As competências dos órgãos da administração do Departamento são determinadas no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo, complementadas pelo Regimento da EEL.
Por abrigar o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, possui também docentes atuantes em ensino, pesquisa e extensão em Ciências Ambientais, que se unem às Ciências Básicas para impactar positivamente na busca do Desenvolvimento Sustentável do planeta.
A interdisciplinaridade em Ciências Básicas e o comprometimento com uma Engenharia Ambiental ética e segura são os pontos fortes do departamento, que tem o maior número de docentes entre os departamentos da EEL.
Também é considerado um ponto forte o atendimento a todos os departamentos da EEL, além da interação com todos os egressos que cursam engenharia, tanto nos cursos lotados na Área I quanto na Área II. Esta interação é percebida não só no ensino, mas em todas as ações desenvolvidas na EEL, como a pesquisa, a extensão e a gestão administrativa na instituição.
Princípios
Missão
Promover o Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Básicas e Ambientais
Visão
Inovar e integrar as áreas de conhecimento em ciências para as engenharias, visando o desenvolvimento sustentável regional.
Valores
Ética
Autonomia
Compromisso Social e Político
Respeito ao ser humano e ao meio ambiente
Inovação e empreendedorismo
Sustentabilidade.
EEL/USP
Cursos de Graduação: Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física, Engenharia Química
Mestrado e Doutorado: Engenharia Química (M, D), Engenharia de Materiais (M,D), Biotecnologia Industrial (M, D), Projetos Educacionais de Ciências (MP)
Cursos de Especialização: Engenharia da Qualidade, Matemática para o Ensino Fundamental I, Tecnologias Educacionais, Engenharia da Sustentabilidade.
Ensino Médio e Técnico Profissionalizante: Química (COTEL).