DEBAS
Departamento de Ciências Básicas e Ambientais
Histórico
Em 1991, a partir da estadualização da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL), houve a criação do Centro Básico (LOB), inicialmente voltado ao atendimento das demandas de ensino de Cálculo e Física pertencentes ao núcleo básico das engenharias, além de algumas das disciplinas profissionalizantes, como Psicologia, Direito, Português, Tubulações Industriais, Organização Industrial e Segurança do Trabalho. Estas disciplinas eram parte das grades dos cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Industrial Química, Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais.
Em maio de 2006, a FAENQUIL foi incorporada pela Universidade de São Paulo (USP), tornando-se a Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Para tal incorporação, houve um acordo estabelecido com a SCTDE, em que é assegurada a condição de continuidade dos cursos desenvolvidos pela extinta FAENQUIL na condição de EEL/USP (Decreto nº 50.839, de 29/05/2006).
Em 10/07/2021, um Termo Aditivo renovou o convênio por mais 60 meses, “assegurando a colaboração institucional a fim de dar continuidade e desenvolvimento dos cursos e atividades transferidas à USP”. Com este convênio, os docentes da FAENQUIL na época, passaram a ministrar as aulas da EEL, assim como os servidores técnicos administrativos continuaram a exercer suas funções.
Em 2009, a partir do Centro Básico, foi criado o Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (DEBAS), com a finalidade de continuar com a responsabilidade de administrar as disciplinas do Ciclo Básico e implementar o curso de Engenharia Ambiental.
Em 2011, o Conselho Universitário da USP aprovou a criação do curso de Engenharia Ambiental, com 40 vagas em período integral e duração de 10 semestres. Dessa forma, além da responsabilidade pela grade curricular de todo o Ciclo Básico que atende todos os cursos de engenharia da Instituição, os docentes passaram a ter uma nova área de atuação e a constituir grupos para desenvolver estudos e pesquisas também na área ambiental. Em 2012 o curso entrou em funcionamento, assim como os cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Física, os quais não estão lotados no DEBAS, mas tem em seu ciclo básico as disciplinas do departamento.
Construção da Planta Piloto da FAENQUIL
Vista Aérea da Área 1
Característica
O DEBAS é um departamento de característica interdisciplinar, com professores de diferentes especialidades e pesquisa nas mais diversas áreas do saber, articulando-se por meio das ciências exatas, humanas e biológicas, a fim de resolver problemas complexos nas diferentes áreas do conhecimento.
Possui um Regimento Interno, estabelecido na Portaria 28/2010 da EEL, na qual se designa como Órgãos Competentes do Departamento o Conselho do Departamento (CD) e a Chefia do Departamento. As competências dos órgãos da administração do Departamento são determinadas no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo, complementadas pelo Regimento da EEL.
Por abrigar o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, possui também docentes atuantes em ensino, pesquisa e extensão em Ciências Ambientais, que se unem às Ciências Básicas para impactar positivamente na busca do Desenvolvimento Sustentável do planeta.
A interdisciplinaridade em Ciências Básicas e o comprometimento com uma Engenharia Ambiental ética e segura são os pontos fortes do departamento, que tem o maior número de docentes entre os departamentos da EEL.
Também é considerado um ponto forte o atendimento a todos os departamentos da EEL, além da interação com todos os egressos que cursam engenharia, tanto nos cursos lotados na Área I quanto na Área II. Esta interação é percebida não só no ensino, mas em todas as ações desenvolvidas na EEL, como a pesquisa, a extensão e a gestão administrativa na instituição.
Princípios
Os princípios de missão, visão e valores descritos no Projeto Acadêmico (PA) do DEBAS são:
Missão
Promover o Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Básicas e Ambientais
Visão
Inovar e integrar as áreas de conhecimento em ciências para as engenharias, visando o desenvolvimento sustentável regional.
Valores
Ética
Autonomia
Compromisso Social e Político
Respeito ao ser humano e ao meio ambiente
Inovação e empreendedorismo
Sustentabilidade.
Gestão 2021-2023
Chefe do Departamento
Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos
Vice Chefe do Departamento
Profa. Dra. Ana Lúcia Gabas Ferreira
Membros do Conselho Departamental
Professores Doutores
Prof. Dr. Adriano Francisco Siqueira (Suplente: Profa. Dra. Diovana Aparecida dos Santos Napoleão)
Profa. Dra.Bertha María Cuadros Melgar (Suplente: Prof. Dr. Fernando Catalani)
Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos (Suplente: Profa. Dra.Célia Regina Tomachuk S. Catuogno)
Profa. Dra. Érica Leonor Romão (Suplente: Profa. Dra. Mariana Consiglio Kasemodel)
Prof. Dr. Robson da Silva Rocha (Suplente: Profa. Dra. Danúbia Caporusso Bargos)
Profa. Dra. Roberta Veloso Garcia
Professores Titulares
Profa. Dra. Teresa Cristina Brazil de Paiva
Professores Associados
Profa. Dra. Ana Lúcia Gabas Ferreira
Prof. Dr. Estaner Claro Romão
Prof. Dr. Gustavo Aristides Santana Martínez
Prof. Dr. Wei-Liang Qian
Professores Assistentes
Prof. Dr. Darcy Nunes Villela Filho
Professores Auxiliares
Prof. Dr. João Bosco Nunes Romeiro
Representante dos Discentes
Carolina Miyuki Yoshida (Suplente: Lucas Leite Alves)